Onze estados vão aderir a programa de recuperação de celulares inspirado no PI
Ministério da Justiça assinará acordo para implementar protocolo nacional inspirado no projeto do Piauí
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) implementará nesta quinta-feira (1º) o Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel), inspirado no Projeto de Recuperação de Celulares do Piauí. A assinatura do acordo de adesão de 11 estados ocorrerá às 9h, na sede do ministério, em Brasília.
Além do Piauí, pioneiro na iniciativa, aderem agora ao programa os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

O Projeto de Recuperação de Celulares do Piauí, pioneiro no Brasil, já recuperou mais de 7 mil aparelhos em um ano e meio, posicionando o estado como protagonista no combate ao roubo e furto de celulares. Segundo o superintendente de Operações Integradas (SOI) da Secretaria da Segurança do Piauí (SSP), delegado Matheus Zanatta, nos cinco primeiros meses deste ano, houve uma redução de 42% no roubo de celulares e um aumento de quase 200% na retenção de aparelhos no estado.

O Ministério da Justiça selecionou os estados participantes com base na utilização do procedimento policial eletrônico (PPE) da Plataforma Sinesp, facilitando a integração de dados na implementação tecnológica.

Com base na experiência do Piauí, o protocolo nacional incluirá fases investigativas e operacionais para a recuperação de celulares, identificação dos receptadores e eliminação do ciclo criminoso, gerando maior sensação de segurança.
Durante o evento, o MJSP também abrirá a 2ª edição da Jornada Nacional de Integração de Dados, visando a melhoria dos dados de segurança pública e a implementação do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas (Sinesp).
Fonte: Portal AZ