Paciente denuncia constrangimento em setor oncológico do Hospital Universitário
Enfermeiro relata comportamento e comentários negativos de funcionária sobre tratamento de paciente
Na tarde deste sábado (5), o enfermeiro Márcio Dênis Medeiros Mascarenhas encaminhou à redação do PortalAZ uma denúncia sobre suposta conduta desrespeitosa e antiprofissional no Hospital Universitário da UFPI (HU). A denúncia envolve uma enfermeira responsável pelo tratamento de câncer da paciente Márcia Michelle de Medeiros Mascarenhas, que teria feito comentários pessimistas sobre o quadro de saúde da paciente e o tratamento recomendado.

No relato, Márcio Dênis expôs a situação envolvendo a paciente de 37 anos, diagnosticada com câncer de mama triplo negativo, durante uma consulta no setor de oncologia do HU no dia 15 de setembro de 2021. Segundo a denúncia, a paciente, que já passou por mastectomia, quimioterapia e radioterapia, enfrenta recidiva e metástase, sendo necessário um novo ciclo de quimioterapia e imunoterapia, conforme orientação de seu oncologista.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O relato aponta que, durante o atendimento, a médica oncologista forneceu um relatório para a paciente apresentar à chefia da UNACON (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia). No entanto, ao procurar a enfermeira responsável, Camila Barbosa, a paciente teria sido tratada de forma inadequada. Segundo a carta, a enfermeira, em um ambiente de comemoração interna, fez declarações desanimadoras, afirmando que o pedido de imunoterapia "não adiantaria de nada" devido à gravidade do câncer, e questionou o médico que fez o pedido.
Segundo Márcio, a paciente ficou emocionalmente abalada com os comentários, e outros pacientes presentes ofereceram apoio. O enfermeiro critica a postura da enfermeira, ressaltando que nenhum profissional de saúde deve desencorajar o paciente, independentemente da gravidade do quadro, e que é direito do cidadão buscar atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) conforme orientação médica.
Confira a carta na íntegra:
Denúncia - Hospital Universitário (UFPI)
Diante da gravidade e sensibilidade do tema, a equipe do PortalAZ se coloca aberta a relatar as informações, argumentos e posicionamentos de quaisquer partes envolvidas, buscando a transparência e a resolução efetiva da questão. Dito isto fica aqui o espaço para resposta por parte do Hospital Universitário da UFPI.
PortalAZ (86) 99981-8563
Fonte: PortalAZ