Reumatismo: sintomas, prevenção e tratamento para melhorar a qualidade de vida

Dores nas articulações merecem atenção e diagnóstico precoce, alerta Dr. Luiz Felipe Carvalho

Por Dominic Ferreira,


O reumatismo é um termo amplo que abrange diversas doenças que afetam articulações, músculos e tecidos do corpo, como artrite, artrose e lúpus. Esses problemas podem causar dores, inchaços e rigidez, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes. Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 12 milhões de brasileiros convivem com doenças reumáticas, o que representa cerca de 5% da população.  

Foto: Reprodução/Freepik/Imagem ilustrativaReumatismo
Dr. Luiz Felipe Carvalho destaca a importância do diagnóstico precoce para dores nas articulações.

De acordo com o neuro-ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho, o diagnóstico do reumatismo exige uma combinação de exames clínicos e laboratoriais. “O diagnóstico do reumatismo precisa de uma combinação de avaliação clínica e exames. O médico analisa os sintomas e o histórico médico do paciente e faz um exame físico para verificar sinais de dor ou inchaço nas articulações”.
“Exames de sangue, como fator reumatoide, podem ajudar a identificar algumas condições”, explica o especialista.  
O tratamento depende do tipo e da gravidade da doença reumática. Segundo o Dr. Carvalho, ele pode incluir medicamentos, fisioterapia e mudanças no estilo de vida. “O tratamento do reumatismo varia conforme a condição e a gravidade dos sintomas, em geral, inclui medicamentos para aliviar a dor e reduzir a inflamação, como anti-inflamatórios, mas, fisioterapia e exercícios também ajudam a melhorar a mobilidade”, explica.
A prevenção é igualmente importante e inclui hábitos como manter uma dieta equilibrada, praticar atividade física regularmente, controlar o peso, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de gerenciar o estresse. Essas medidas ajudam a reduzir os riscos e a controlar possíveis sintomas das doenças reumáticas.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar