Vigilância Sanitária reforça fiscalização de clubes no Carnaval em Teresina
Inspeções garantirão higiene e segurança alimentar para foliões nos eventos festivos
A Vigilância Sanitária de Teresina, vinculada à Fundação Municipal de Saúde, intensificará a fiscalização em clubes e estabelecimentos que realizarão eventos durante o Carnaval. As ações, que começam na próxima semana, têm como objetivo garantir a segurança alimentar e proteger a saúde dos foliões, verificando as condições higiênico-sanitárias de barracas e locais que comercializam alimentos e bebidas.

Segundo Jeanyne Seba, gerente da Vigilância Sanitária, as equipes realizarão inspeções rigorosas, orientando os comerciantes e corrigindo irregularidades.“Caso esses locais não estejam em conformidade com as recomendações, orientamos e corrigimos. Se o alimento estiver inadequado para o consumo, faremos a apreensão imediata e inutilização dos produtos alimentícios. Além de receberem orientações, os estabelecimentos também poderão ser autuados ou notificados, dependendo da gravidade da situação”, explicou
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Durante as fiscalizações, serão analisados pontos como armazenamento, manuseio, validade e proteção dos alimentos. A Vigilância também reforça a importância de medidas preventivas para um Carnaval seguro.
Os foliões devem ficar atentos ao que consomem, observando como os alimentos estão expostos, protegidos de moscas, e verificando a validade e a higiene do manipulador. Já os comerciantes devem adotar boas práticas, como armazenar corretamente os produtos, respeitar os prazos de validade e garantir a higienização do ambiente e dos utensílios, além de usar equipamentos de proteção individual, como luvas e toucas.
Entre as orientações da Vigilância Sanitária, destaca-se a recomendação para que consumidores prefiram alimentos preparados na hora e evitem produtos de origem desconhecida ou mal embalados. No caso de bebidas com gelo, é importante verificar a procedência para garantir a qualidade.
Fonte: PMT