Rafael Fonteles revisa Plano Estadual de Segurança Pública com metas até 2030

Governador define estratégias para reduzir crimes, melhorar sistema prisional e prevenir desastres

Por Dominic Ferreira,

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, assinou o Decreto Nº 23.668, que aprova a revisão do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social 2021-2030. O objetivo do plano revisado é estabelecer metas mais precisas para a redução de crimes violentos, roubos e furtos de veículos, além da implementação de ações voltadas para o aprimoramento do sistema prisional e prevenção de desastres.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíOK

A atualização do plano estabelece cinco áreas estratégicas de atuação: redução de mortes violentas, proteção dos profissionais de segurança pública, combate a roubo e furto de veículos, melhorias no sistema prisional e implementação de medidas para a prevenção de desastres e acidentes. Entre as principais metas estão a redução da taxa de homicídios para menos de 16 mortes por 100 mil habitantes e a ampliação de vagas no sistema prisional em 60%.

Foto: Reprodução | Governo do PiauíOK

Para alcançar os objetivos traçados, o governo estadual pretende fortalecer a integração e o compartilhamento de informações entre órgãos de segurança, modernizar a gestão das instituições policiais e reforçar o combate ao crime organizado e à corrupção. Além disso, serão intensificadas políticas de redução da letalidade violenta e de investigação de crimes como homicídios e feminicídios.

Outra prioridade do plano é a ampliação das ações de ressocialização no sistema prisional, com a meta de aumentar em 185% o número de detentos envolvidos em atividades laborais e educacionais. No âmbito da prevenção de desastres, o plano busca garantir que pelo menos 50% das unidades locais estejam devidamente certificadas pelo Corpo de Bombeiros Militar. 

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar