Governo do Piauí lança programa CNH Social com investimento de R$ 5 milhões

Iniciativa visa aumentar em 40% o número de motoristas habilitados até 2030

Por Dominic Ferreira,

O Governo do Piauí lançará nesta segunda-feira (31), às 11h30, no Palácio de Karnak, o Programa CNH Social, que contará com um investimento de R$ 5 milhões anuais. Desenvolvido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) em parceria com a Secretaria do Planejamento (Seplan), o programa tem como objetivo oferecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A, gratuitamente, para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Foto: Reprodução | Governo do PiauíO governo espera capacitar mais condutores e, assim, contribuir para um trânsito mais seguro no estado.
O governo espera capacitar mais condutores e, assim, contribuir para um trânsito mais seguro no estado.

Serão disponibilizadas 5 mil vagas para municípios integrados ao Sistema Nacional de Trânsito. Com o apoio das secretarias estaduais de Saúde, Segurança Pública e Educação, a principal meta do programa é reduzir o número de acidentes de trânsito no estado e aumentar em 40% o número de pessoas com CNH efetiva até 2030.

“O programa atende os critérios definidos no Pacto de Enfrentamento à Mortalidade no Trânsito Piauiense, lançado em 2023 pelo governador Rafael Fonteles. Sob responsabilidade e condução do Detran, 5 mil pessoas vão ser capacitadas e vão receber todo o aparato educacional no processo de mudança da cultura de trânsito do Piauí”, destacou Luana Barradas, diretora-geral do Detran.

O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou que a implementação do programa representa um avanço na inclusão social. “Ao oferecer a CNH Social, o governo abre portas para muitas pessoas que, devido à sua condição financeira, jamais teriam acesso à habilitação. Dessa forma, o Programa CNH Social deverá reduzir o número de acidentes no Estado, além de ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que necessitam da CNH para exercer atividades profissionais, como entregadores, mototaxistas.”, afirmou o gestor.

Dados do Observatório do Trânsito, ferramenta lançada pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP-PI), revelam que, nos primeiros três meses de 2025, 178 mortes foram registradas em acidentes de trânsito no Piauí, sendo 121 dessas vítimas motociclistas. Quase 72% das vítimas não possuíam CNH, e a faixa etária mais afetada concentra-se entre 35 e 44 anos. Com a oferta de habilitação gratuita, o governo espera capacitar mais condutores e, assim, contribuir para um trânsito mais seguro no estado.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar