Cooperativa promove movimento por paz entre entregadores e taxistas no Piauí

Após confronto entre trabalhador de delivery e taxista, COOPERTAPP-PI pede diálogo e segurança

Por Carlos Sousa,

A Cooperativa de Transportes por Aplicativos do Piauí (COOPERTAPP-PI) manifestou-se oficialmente nesta semana sobre os recentes episódios de violência envolvendo entregadores de delivery e taxistas em Teresina. A entidade condenou os atos de agressão praticados por ambos os lados e convocou uma Assembleia Geral para discutir medidas em prol da segurança e da pacificação entre os trabalhadores do setor.

Foto: 99/divulgaçãoJustiça mantém suspensão dos derviços de moto-taxi em São Paulo

O confronto mais recente foi motivado por uma ameaça feita por um taxista contra um entregador, o que desencadeou uma reação violenta de um grupo de entregadores, que danificou o veículo do taxista. A situação se agravou após o próprio taxista reagir com um facão em punho contra um dos entregadores. Ambos os episódios foram considerados inaceitáveis pela cooperativa, que repudiou a violência e alertou para os riscos de uma escalada no conflito.

Ausência de representação contribui para o agravamento do cenário
Segundo a COOPERTAPP-PI, a falta de uma estrutura de representação efetiva e de canais de diálogo institucionalizados tem contribuído para o acirramento de conflitos entre categorias. A cooperativa ressalta que entidades representativas são essenciais para intermediar situações de tensão e buscar soluções legais e pacíficas.

“A ausência de comando ou de representantes que acolham e protejam os trabalhadores, direcionando-os às autoridades legais, demonstra a importância da presença de entidades representativas para conduzirem, dentro da legalidade, a solução de conflitos”, afirma a nota oficial.

Movimento por paz e melhores condições
Em resposta aos episódios e com o objetivo de evitar novos confrontos, a COOPERTAPP-PI anunciou a realização de uma Assembleia Geral com o lançamento do movimento "O Certo pelo Certo – Em Busca de Paz e Dias Melhores". O evento reunirá representantes e trabalhadores dos setores de entrega de delivery e transporte por aplicativo.

A Assembleia ocorrerá na próxima quarta-feira, 9 de junho, às 9h da manhã, na sede da cooperativa. O movimento tem como foco a luta por mais segurança, melhores condições de trabalho e a valorização dos profissionais do setor.

Chamado ao diálogo e à responsabilização dos envolvidos
A cooperativa fez ainda um apelo direto aos trabalhadores das duas categorias, pedindo o abandono de qualquer atitude hostil e a busca por diálogo e respeito mútuo. Também solicitou que as autoridades competentes investiguem e punam os responsáveis por atos de violência.

“A promessa de guerra entre entregadores e taxistas é inaceitável e torna inviável o trabalho digno da maioria dos cidadãos que atendem à sociedade. É preciso que haja justiça e, acima de tudo, diálogo para que o direito de todos seja preservado”, conclui a nota da COOPERTAPP-PI.

O movimento visa também chamar a atenção da sociedade e do poder público para a necessidade de regulamentação mais clara, segurança nas ruas e valorização dos trabalhadores que operam por meio de aplicativos e entregas.

Fonte: COOPERTAPP-PI

Comente

Pequisar