Novo voo de deportados dos EUA traz brasileiros de volta ao país

Em três voos, 300 brasileiros já foram enviados de volta; quarto voo pousa em Fortaleza

Por Dominic Ferreira,

Um novo voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos está programado para chegar ao Brasil nesta sexta-feira (11), com pouso previsto em Fortaleza (CE). A informação foi confirmada pela CNN com integrantes da Polícia Federal (PF), que é responsável pelo controle migratório, elaboração da lista de passageiros e verificação de possíveis mandados judiciais em aberto.

Foto: Reprodução | Força Aérea BrasileiraImagens da FAB registram chegada de deportados dos EUA em Fortaleza, Ceará.
Imagens da FAB registram chegada de deportados dos EUA em Fortaleza, Ceará.

Este será o quarto voo com deportados brasileiros, seguindo o primeiro que teve como destino o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte*(MG). O governo federal decidiu alterar os destinos seguintes para a capital do Ceará, visando evitar a prática de sobrevoar o Brasil com os passageiros algemados. De acordo com o protocolo, as algemas serão retiradas assim que o avião tocar o solo, garantindo mais dignidade aos repatriados.

Até o momento, 300 brasileiros já foram enviados de volta ao país, sendo 88 no primeiro voo, 111 no segundo e 101 no terceiro. No voo anterior, em 21 de fevereiro, dois brasileiros foram detidos logo após o desembarque, pois estavam com mandados de prisão em aberto. A quantidade de passageiros no quarto voo ainda não foi definida, mas a expectativa é que novos deportados sejam incluídos na lista.

Desde a chegada do primeiro voo em 24 de janeiro, as autoridades brasileiras foram alertadas sobre a necessidade de reformular o processo de deportação, principalmente em relação ao uso de algemas e às condições enfrentadas pelos deportados. Em resposta, o governo federal montou uma força-tarefa liderada pelo Ministério dos Direitos Humanos, que agora é responsável pelo acolhimento dos repatriados, oferecendo acesso a água, alimentação, internet e suporte psicológico. Uma equipe de assistentes sociais também está disponível para ajudar no encaminhamento de serviços de documentação e regularização migratória, promovendo uma recepção mais humanizada.

Fonte: CNN Brasil

Comente

Pequisar