Isenção do Enem 2025 já pode ser solicitada: veja quem tem direito
Pedidos devem ser feitos até o dia 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante
Estudantes que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 e não podem arcar com a taxa de inscrição já podem pedir a isenção a partir desta segunda-feira (8). O prazo segue aberto até o dia 25 de abril, exclusivamente pela Página do Participante, com acesso por meio do login Gov.br. A solicitação é destinada a candidatos de baixa renda que atendam a critérios específicos definidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Têm direito ao benefício os alunos que estejam cursando a última série do ensino médio em escolas públicas ou que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, desde que tenham renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio. Também podem solicitar isenção pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além do pedido de isenção da taxa, os candidatos que faltaram aos dois dias de aplicação do Enem 2024, mesmo tendo conseguido a isenção, devem justificar a ausência para voltarem a ter direito ao benefício este ano. A justificativa também deve ser enviada pela Página do Participante e precisa estar acompanhada de documentação que comprove o motivo da falta.
O resultado dos pedidos de isenção será divulgado no dia 13 de maio. Caso o candidato tenha o benefício negado, ainda poderá apresentar recurso entre os dias 13 e 17 do mesmo mês. O resultado final dos recursos está previsto para 24 de maio.
É importante lembrar que a isenção da taxa não garante automaticamente a inscrição no Enem. O candidato isento também deverá se inscrever normalmente no período oficial de inscrições, que ainda será anunciado pelo Inep.
Fonte: Agência Brasil