Equatorial Piauí realiza mais de 116 mil inspeções anti-furto de energia em 2024

Distribuidora identificou mais de 8 mil irregularidades e alerta para prejuízos à população

Por Carlos Sousa,

A Equatorial Piauí intensificou, em 2024, suas ações de combate ao furto de energia elétrica e realizou mais de 116 mil inspeções em unidades consumidoras em todo o estado. As fiscalizações fazem parte de um esforço contínuo para identificar e corrigir ligações irregulares que configuram crime, conforme previsto nos artigos 155 (furto) e 171 (estelionato) do Código Penal Brasileiro.

Foto: Divulgação/Equatorial PiauíSegurança
Segurança

Segundo a distribuidora, mais de 8 mil das inspeções realizadas resultaram na identificação de fraudes. As ações são direcionadas por análises diárias com apoio de tecnologias de monitoramento remoto e inteligência de dados, que ajudam a detectar alterações anormais no padrão de consumo de energia.

“Somente no último ano, ultrapassamos 116 mil inspeções. Quando identificamos irregularidades, tomamos providências imediatas. O furto de energia é crime e prejudica todos os consumidores, pois pode impactar diretamente na tarifa”, explica Cosme Cezário, Gerente Tático Comercial da Equatorial.

A distribuidora estima que mais de 26 gigawatts-hora (GWh) foram desviados em 2024, volume suficiente para abastecer a capital Teresina por cerca de cinco dias. Os prejuízos financeiros ultrapassam R$ 25 milhões, incluindo valores de ICMS que deixaram de ser arrecadados e poderiam ser revertidos em serviços públicos como educação, saúde e segurança.

Além dos impactos econômicos, a prática do furto de energia causa sobrecargas no sistema elétrico, o que aumenta os riscos de interrupções no fornecimento e acidentes graves, como choques elétricos.

A Equatorial Piauí reforça que a denúncia de ligações clandestinas pode ser feita de forma segura e anônima. Os canais disponíveis são:

Site: equatorialenergia.com.br

Central de Atendimento: 0800 086 0800

Agências presenciais de atendimento

A empresa reitera seu compromisso com a segurança da rede elétrica, a justiça tarifária e o fornecimento regular e confiável de energia para todos os piauienses.

Fonte: Equatorial Piauí

Comente

Pequisar