Fernando Collor é preso pela PF em Maceió após condenação no STF

Ex-presidente foi condenado a 8 anos e 10 meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Por Redação do Portal AZ,

O ex-presidente e ex-senador Fernando Collor de Mello foi preso na manhã desta sexta-feira (26), em Maceió (AL), por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). A ordem de prisão foi cumprida pela Polícia Federal, quase um ano após sua condenação definitiva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, no caso ligado à BR Distribuidora.

Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilFernando Collor de Mello
Fernando Collor de Mello
Collor foi sentenciado a 8 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado. A decisão que determinou a execução da pena partiu do ministro Edson Fachin, relator do caso. A defesa do ex-presidente alegou ainda haver recursos pendentes, mas o Supremo entendeu que a sentença já poderia ser cumprida.

Segundo a investigação, entre 2010 e 2014, Collor teria recebido cerca de R$ 20 milhões em vantagens indevidas. Os valores foram repassados por meio de contratos fraudulentos com a BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras.

Fernando Collor é o primeiro ex-presidente da República a ser preso por condenação criminal após o período democrático iniciado em 1988. Ele governou o Brasil entre 1990 e 1992, quando renunciou ao cargo em meio a um processo de impeachment.

Fonte: Com informações da CNN

Comente

Pequisar