Rito de fechamento do caixão do papa Francisco ocorre nesta sexta-feira em Roma

Mais de 128 mil fiéis prestaram homenagens ao pontífice durante velório na Basílica

Por Dominic Ferreira,

Ao final do terceiro dia de velório aberto, nesta sexta-feira (25), terá início o rito de fechamento do caixão do papa Francisco, às 20h (horário local, 15h em Brasília). A cerimônia litúrgica será presidida pelo cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana. O rito simboliza o encerramento do velório na Basílica de São Pedro, onde mais de 128 mil pessoas já prestaram suas homenagens ao pontífice.

Foto: Mídia do Vaticano/DivulgaçãoPrimeiras imagens do Papa Francisco em caixão aberto
Primeiras imagens do Papa Francisco em caixão aberto

O Vaticano confirmou que diversos cardeais e oficiais da Santa Sé também estarão presentes na cerimônia de fechamento do caixão. A Basílica de São Pedro, que ficou aberta para receber fiéis até as 5h30 (0h30, em Brasília) de hoje, foi fechada por apenas uma hora e meia antes de reabrir para o último dia de velório, às 7h (2h, em Brasília). Essa abertura foi uma oportunidade para que mais devotos pudessem se despedir do papa.

O funeral e a missa de corpo presente estão programados para ocorrer amanhã, sábado (26), às 10h (5h, em Brasília), na Praça São Pedro. Este evento marcará o início do Novemdiales, uma antiga tradição de nove dias de luto e orações em sufrágio pela alma do pontífice. 

A morte do papa Francisco gerou uma onda de condolências e homenagens de líderes religiosos e de diferentes países, ressaltando sua influência e legado durante seu papado. O rito de fechamento do caixão e o funeral são momentos significativos para os fiéis, que buscam honrar sua memória e celebrar sua contribuição à mensagem de paz e solidariedade.

Fonte: Agência Brasil

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar