Conheça detalhes da denúncia do MP e decisão do juiz sobre suspeitos de grilagem de terras

Portal AZ teve acesso aos documentos que revelam informações sobre o caso

Por Redação do Portal AZ,

O Portal AZ teve acesso à decisão do juiz Willmann Izac Ramos Santor, da Vara Única da Comarca de Luís Correia, que aceitou a denúncia do Ministério Público do Estado contra várias pessoas acusadas de praticar grilagem de terras e falsificação de documentos no litoral do Piauí.

Ministério Público do Piauí(Foto:MP-PI) 

Entre os citados na denúncia, aparecem os donos dos cartórios de Luís Correia, Manoel Barbosa e Caio Arêa Leão. Além do empresário Madson Roger que foi preso durante operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), mas foi posto em liberdade ao pagar fiança de R$ 2.994,00, segundo decisão do juiz da Central de Inquéritos, Jorge Cley Martins Vieira. Consta ainda na decisão que durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão criminal foi encontrada na residência do autuado uma arma de fogo calibre 32 e 20 munições do mesmo calibre. 

Caio Arêa Leão e Manoel Barbosa (Foto: reprodução/redes sociais)

O Ministério Público do Piauí informou ao Poder Judiciário que instaurou inquérito civil para apurar a denúncia de invasão de áreas públicas para construção de condomínios. 

Perante à representação, o juiz Willmann Izac Ramos Santor destacou que “a denúncia contém a exposição do fato criminoso que deram ensejo a presente persecução criminal, com todas as suas circunstâncias que envolvem os supostos crimes praticados pelos réus com a individualização de conduta de cada denunciado, a qualificação completa dos acusados, bem como, a classificação dos crimes imputados aos mesmos, apresentando, outrossim, o rol das testemunhas”. 

Veja a denúncia e a decisão na íntegra:

Sobre a operação do Gaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em conjunto com a Polícia Civil do Piauí deflagrou as operações Terra Nullius e  Sal da Terra na terça-feira, 28 de maio. As equipes deram cumprimento a dez mandados de busca e apreensão e a um mandando de prisão. As operações tinham como objetivo, respectivamente, apurar a prática de grilagem de terras e investigar a formação de milícia armada, no município de Luís Correia.

Polícia fez buscas no apartamento do genro de Mão Santa em Teresina (Foto: Lucas Sousa/Portal AZ)

Entre os alvos da operação foi citado o empresário Luís Nunes Neto, esposo da delegada Cassandra Moraes Sousa, filha do prefeito de Parnaíba, Mão Santa.  A Polícia Civil fez buscas em um apartamento de luxo na zona Leste de Teresina, mas ele não chegou a ser localizado.

No dia seguinte, o desembargador Erivan Lopes concedeu liminar em Habeas Corpus em favor de Luís Nunes Neto. No “contramandado de prisão” despachado por Erivan Lopes, ele substituiu a prisão preventiva decretada pelo juízo de primeiro grau por medida cautelar. 

O jornalista Arimatéia Azevedo comentou sobre o assunto na coluna desta sexta-feira (31). Leia:  A família carimbada

Matérias relacionadas:

Polícia faz buscas na casa da delegada Cassandra Moraes; marido é considerado foragido

Advogado diz que investigado em grilagem de terras vai se apresentar quando tiver acesso ao processo

Desembargador suspende pedido de prisão do Gaeco contra Luís Neto

Comente

Pequisar