Maioria do STF mantém decisão que rejeita ação de Bolsonaro contra Moraes

Bolsonaro apresentou uma notícia crime contra Moraes, alegando suposto abuso de autoridade

Por Redação Portal AZ,

O Supremo Tribunal Federal, por maioria dos votos, manteve decisão do ministro Dias Toffoli, que negou o prosseguimento da ação apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro contra o Ministro Alexandre de Moraes. 

Em maio, Bolsonaro apresentou uma notícia crime contra Alexandre de Moraes, alegando suposto abuso de autoridade por parte do ministro. Com a decisão de Toffoli, Bolsonaro recorreu. Segundo o presidente, o inquérito das Fake News, no qual ele é investigado, não se justifica.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilMaioria do STF mantém decisão que rejeita ação de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes
Maioria do STF mantém decisão que rejeita ação de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes

Toffoli determinou a abertura do inquérito em março de 2019 quando era o presidente do supremo. Na ocasião Ele disse que a notícia crime apresentada por bolsonaro se debruça sobre atos que já foram apreciados e sedimentados pelo plenário da corte. O então presidente STF também determinou a retirada do sigilo do processo.

Os ministros Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Rosa Weber e André Mendonça votaram para rejeitar recurso de Bolsonaro contra decisão do ministro Dias Toffoli.

O único contra foi o ministro Nunes Marques. Ele alegou que compete ao Ministério Público a apreciação inicial da existência de elementos indiciários mínimos a justificar o pedido de investigação.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar