Promotoria identifica descaso em GPM e ingressa com ação para medidas urgentes

Os registros de crimes violentos e contra o patrimônio aumentaram de forma preocupante

Por Redação do Portal AZ,

O Ministério Público do Piauí (MPPI) entrou com pedido de tutela de urgência ao Estado para estruturar o grupamento policial de Itaueira. A promotoria verificou que o município passa por estado de precariedade na segurança e não há sequer uma viatura policial para cumprir as demandas da cidade.

Foto: Prefeitura de ItaueiraA cidade está sem viaturas da Polícia Militar
A cidade está sem viaturas da Polícia Militar

De acordo com o documento, que é assinado pelo promotor de Justiça, José William Pereira Luz, a Polícia Militar do município não cumpre as demandas. Não há, por exemplo, execução de blitzen, além de não registrar termos circunstanciados de ocorrências (TCOs). A corporação também não possui sede própria e não atua de acordo com planos integrados de inteligência do sistema de segurança.

A polícia atua em Itaueira sem ter sequer uma viatura à disposição da corporação. Os números de crimes violentos e contra o patrimônio aumentaram significativamente.

Diante das denúncias, o Ministério Público deu um prazo de 72 horas para que uma viatura seja designada ao grupamento da Polícia Militar em Itaueira e 6 meses para que um local adequado passe a ser sede da corporação.

O órgão deu também um prazo de 10 dias, para que o Estado apresente um projeto de segurança com características locais, incluindo operações de monitoramento de trânsito, como forma de controle da entrada e saída de veículos, com repressão ao transporte de drogas e receptação de veículos roubados/furtados dentro da área do município.

O Estado também tem 10 dias para implementar fiscalização através da realização de blitz e operações coordenadas com integração entre batalhões de trânsito e a Polícia Civil.
Em caso de descumprimento, o MPPI solicitou a imposição de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Fonte: MPPI

Comente

Pequisar