Prefeito de Uruçuí é afastado do cargo por desvio de recursos em contratos

A decisão afirma que há provas de desvio de recursos públicos

Por Redação do Portal AZ,

O Tribunal de Justiça determinou o afastamento do prefeito de Uruçuí, Francisco Wagner Pires Coelho (PP), em decisão proferida na sexta-feira (24). A decisão é um desdobramento da Operação Cerrados do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

Foto: DivulgaçãoPrefeito de Uruçuí, Wagner Pires Coelho
Prefeito de Uruçuí Wagner Pires Coelho

De acordo com a Justiça, o prefeito Francisco Wagner e o filho Elano Martins Coelho são suspeitos de organização criminosa, lavagem de dinheiro e peculato.

A decisão afirma ainda que há provas de que parte dos recursos públicos municipais foram desviados em benefício do Prefeito Francisco Wagner e de seus familiares, sendo, para tanto, utilizada a empresa Ambientar Construções e Serviços de Obras e servidores públicos municipais para operarem o desvio do recurso público de modo que o dinheiro pudesse chegar até os líderes políticos e empresários e procuradores integrantes da ORCRIM, conforme demonstra o Relatório de Análise Técnica dos Dados Bancários.

A decisão mostra a existência de indícios suficientes de autoria que se revelam clara, uma vez que os dados bancários revelam a efetiva participação dos sócios, procuradores da empresa Ambientar Construções e Serviços de Obras, bem como de servidores públicos municipais no redirecionamento de parte dos recursos públicos para a conta bancária do Prefeito Francisco Wagner, do seu filho Elano Coelho e do seu sobrinho Denílson Rezende.

O Tribunal de Justiça determinou ainda que os policiais façam buscas em três endereços ligados ao prefeito e ao filho nas cidades de Uruçuí e em Balsas no Maranhão, e também em endereços ligados a outras 9 pessoas, a maioria em Teresina, e em duas empresas localizadas em Uruçuí, Teresina e Nazária.

Entenda o caso

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (20), a Operação Cerrados contra políticos e servidores públicos investigados por corrupção e lavagem de dinheiro da cidade de Uruçuí. Os mandados são cumpridos no Piauí e no Maranhão.

Matéria relacionada

Gaeco cumpre mandados contra políticos e servidores por corrupção no Piauí 

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar