Chega ao fim paralisação dos trabalhadores da limpeza em Teresina

No quarto dia de paralisação, as ruas da capital encontram-se em pleno descaso e cobertas por lixo

Por Glayciane Costa,

"Eu peço desculpas aos teresinenses por esse acúmulo de lixo na capital. Agimos com rapidez e agradeço a Justiça e os trabalhadores, pois tivemos uma atitude honrosa e saimos dessa situação". É o que declara o prefeito de Teresina Doutor Pessoa ao anunciar o fim da paralisação da limpeza das ruas de Teresina. 

Foto: DivulgaçãoDoutor Pessoa
Doutor Pessoa

O acordo foi assinado na manhã desta quinta-feira (13), durante audiência de conciliação, realizada na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22).

O acordo prevê que a empresa efetuará o pagamento tanto do salário de março quanto do ticket alimentação e vale transporte do mês de abril ainda nesta quinta-feira, após receber o repasse da administração municipal. Os trabalhadores, por sua vez, suspenderam a paralisação, retornando aos trabalhos.

 “As partes estavam com boa vontade. A Prefeitura viabilizou o repasse da forma menos burocrática possível, e o sindicato está interessado na volta aos trabalhos. Então, foi um acordo que atendeu a todas as partes”, afirmou o desembargador Manoel Edilson Cardoso, coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas e do Centro Judiciário de Métodos e Soluções de Disputadas do 2ª Grau do TRT da 22ª Região.

Foto: Portal AZ

Rua Alexandre Gomes Chaves - Bairro Itararé
Rua Alexandre Gomes Chaves - Bairro Itararé

MP investiga

O Ministério Público do Piauí informou, nesta quinta-feira (13), que vai apurar a situação da falta de coleta de lixo em Teresina. Uma audiência em caráter de urgência foi marcada para acontecer nesta sexta-feira (14), para apurar as irregularidades e danos ambientais relacionados à paralisação do serviço na capital.

Cerca de 1.700 trabalhadores que atuam na limpeza urbana e coleta de lixo, pararam os serviços na segunda-feira (10), após denunciarem que estão sem receber o salário mesmo após acordos anteriores. No quarto dia de paralisação, as ruas da capital de Teresina encontram-se em pleno descaso e cobertas por lixo.

Em acordo, a Prefeitura de Teresina assumiu a responsabilidade para realizar o pagamento diretamente aos trabalhadores, no entanto, a empresa Litucera, empresa que atua no setor, não liberou os caminhões para que a coleta fosse feita. 

Além da Prefeitura de Teresina, o MP-PI notificou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), a Secretaria Municipal de Finanças (SEMF), e a Gerência de Contratos do Consórcio Teresina Ambiental (CTA) para participarem da audiência.

A Promotora de Justiça Carmelina Moura instaurou a Notícia de Fato n. 000050.172/2023 para apurar a situação.

Fonte: PMT

Comente

Pequisar