CNMP afasta promotor Zanony após denúncias de tentativa de extorsão
Conselho Nacional do Ministério Público toma medida diante de acusações envolvendo promotor de São Luís
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) anunciou, nesta terça-feira (16), o afastamento do cargo do promotor de justiça Zanony Passos Filho, após denúncias feitas pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor. O caso envolve uma suposta tentativa de extorsão por parte do promotor.

O presidente da Câmara, Paulo Victor, formalizou uma reclamação disciplinar no CNMP em 5 de dezembro do ano passado. Na denúncia, acusou Zanony Filho, titular da 35ª Promotoria de Justiça Especializada, de praticar extorsão no exercício do cargo de promotor de justiça. O vereador solicitou a instauração de um processo administrativo disciplinar e o afastamento imediato do promotor.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Paulo Victor alegou condutas abusivas e ilegais, incluindo ameaças, por parte do promotor. O vereador narrou uma operação ocorrida na Câmara há quatro meses, destinada a investigar a destinação de emendas parlamentares. Segundo Paulo Victor, Zanony Filho teria pedido cargos na Câmara, iniciando as ameaças quando isso não foi atendido.
O presidente da Câmara afirmou que o promotor chegou a enviar uma lista de pessoas a serem nomeadas no gabinete da presidência da Casa. Diante da recusa, Zanony passou a enviar mensagens, áudios e ligações diárias, solicitando que medidas contra o Legislativo municipal não avançassem.
Paulo Victor destacou que Zanony chegou a enviar um comunicado ao vereador Francisco Chaguinhas solicitando um valor para o Grupo de Mães Força do Amor. Após essa ação, o promotor enviou um documento a vários outros vereadores pedindo investigações sobre os repasses feitos pela Câmara a essa entidade.
O CNMP, ao receber a denúncia, encaminhou um ofício à Corregedoria Geral do Ministério Público do Maranhão, solicitando o afastamento do promotor. A corregedora Themis Pacheco de Carvalho já cumpriu a decisão, efetivando o afastamento de Zanony Filho do cargo.
Fonte: Portal O Informante