Operação apreende animais silvestres em cativeiro no interior do Piauí

Os animais foram encaminhados para o Parque Zoobotânico,na zona Leste de Teresina

Por Adriana Oliveira,

Uma operação realizada pela equipe da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Híbridos (Semar), apreendeu pássaros silvestres e gaiolas, neste final de semana, no município de Santa Filomena. Na ação uma arara, criada como animal de estimação, também foi encontrada. 

Os animais foram encaminhados para o Parque Zoobotânico,na zona Leste de Teresina, onde passaram por uma primeira avaliação veterinária, e deverão ficar em quarentena nos próximos dias. Após esse período, uma nova análise será realizada pelos veterinários, onde se decidirá o destino das aves, que podem ser mantidas no parque ou reinseridas na natureza.

Animais apreendidos durante operação da Semar( Foto: divulgação Semar)

Segundo a auditora fiscal ambiental da Semar, Catharina Teixeira, além crime ambiental, as pessoas que mantêm esses animais em cativeiro também colocam em risco a própria saúde. “Na maioria dos casos esses animais não têm assistência veterinária. Além disso, não há controle algum de parasitas e muito menos da questão vacinal,” esclarece a fiscal. 

Ainda de acordo com a auditora fiscal, os animais silvestres podem transmitir várias doenças. “Existem mais de 150 doenças que podem ser transmitidas pelo contato com animais silvestres. Raiva, toxoplasmose, leishmaniose, micose pulmonar, hanseníase e outras infinidades de doenças. Por isso, a importância de ações como essas por parte da Semar”, finaliza a auditora. 

Comente

Pequisar