Peixe raro é encontrado em praia no Piauí e será estudado pela Universidade do Delta do Parnaíba

Animal foi encontrado por banhistas na praia do Coqueiro

Por Renayra de Sá,

Os pesquisadores do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) vão estudar uma rara espécie de peixe que foi encontrada na praia do Coqueiro, em Luís Correia, na quinta-feira (1º).

Peixe raro é encontrado em praia no Piauí e será estudado pela Universidade do Delta do Parnaíba (Foto: divulgação)

De acordo com a professora  Edna Cunha,  o animal conhecido popularmente como peixe-lua-rabudo, peixe-lua ou molas, "Sharptail mola", anatomicamente chama a atenção pelas características do seu corpo comprimido, mas o seu nome popular se deve ao formato da cauda pontuda em formato de lança. 

O Instituto Tartarugas do Delta explicou que o peixe foi recolhido e encaminhado para uma câmara fria para melhor acondicionamento.

“Posteriormente, o espécime será analisado em laboratório para confirmar a identificação taxonômica e outros estudos para publicação. Este trabalho será realizado em parceria com pesquisadores colaboradores do Curso de Engenharia de Pesca da UFDPar”, relata Werlanne Magalhães, vice-presidente do Instituto Tartarugas do Delta. 

A espécie alcança mais de três metros de comprimento e de duas toneladas. Sendo considerado o maior peso alcançado por um peixe ósseo, além de apresentar alta longevidade podendo viver entre 80 a 100 anos.

*Com informações do Instituto Tartarugas do Delta 

Comente

Pequisar