Piauí inaugura oficialmente complexo solar de 252 MW em Caldeirão Grande
O complexo é capaz de gerar energia para 280 mil residências
O Piauí inaugurou um novo complexo solar capaz de gerar 252 megawatts de energia elétrica em Caldeirão Grande, cidade localizada no sudeste do estado, nesta terça-feira (18). O empreendimento, localizado no município de Caldeirão Grande, a 869 km de Teresina, tem capacidade instalada de 252 MW e é capaz de gerar energia limpa equivalente ao consumo de mais de 280 mil residências brasileiras.

O projeto recebeu um investimento total de cerca de R$ 816 milhões, com R$ 429 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB). A inauguração, realizada nesta terça-feira (18), contou com a presença do vice-governador Themístocles Filho e do diretor de implantação e construção da Ibitu, Paulo Bombasso.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Com a entrada em operação do CG2, a Ibitu aumenta em 28% sua capacidade instalada e reforça o crescimento da empresa em projetos solares. Além disso, o empreendimento coloca o Piauí como um dos principais players de geração solar e renovável do Brasil.

Durante o processo de construção, foram gerados empregos para 960 pessoas, sendo que 70% eram de Caldeirão Grande e das cidades próximas. Em uma das etapas de pré-montagem dos trackers, que acompanham a posição do sol para maximizar a produção de energia, a contratação foi 100% feminina, com mulheres da região trabalhando desde a lavagem dos módulos solares até a limpeza da vegetação.
Para o prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, a implantação da usina solar na região traz inúmeros benefícios, não só para a cidade, mas para os municípios próximos. “Podemos converter essa arrecadação em políticas públicas que visem beneficiar a população, seja através de obras de infraestrutura ou através de ações públicas que levem qualidade de vida e desenvolvam o social na região”, afirmou o prefeito.
Fonte: Com informações do Governo Piauí