Peixe-Boi corre risco de morrer por falta de ajuda do governo para tirá-lo do PI

Há dias os biólogos aguardam ajuda oficial, mas ninguém do governo aparece.

Por Redação do Portal AZ,

O Peixe-Boi recém-nascido, que foi encontrado encalhado na praia da Pedra do Sal, no litoral piauiense, na última sexta-feira,19, continua sofrendo e pode vir a óbito por falta de ação do governo que, segundo relatou a Bióloga Liliana Sousa, da ONG Comissão  Ilha Ativa, ficou de disponibilizar  uma aeronave para levar o animal até à Estação de Recuperação da espécie, na Ilha de Itamaracá-PE, mas, até agora, nada foi feito. 

Foto: ReproduçãoPeixe-Boi recém-nascido encontrado encalhado na praia da Pedra do Sal,
Peixe-Boi recém-nascido encontrado encalhado na praia da Pedra do Sal,

"Todos os envolvidos contactados sumiram", disse a Bióloga. Ela explicou que tão logo o peixe foi encontrado foram expedidos diversos pedidos de ajuda aos órgãos competentes e políticos da região, para salvar o animal e que teve retorno do assessor do deputado Jadiel informando que o governador havia autorizado o transporte aéreo. " 

"Precisamos saber se o voo está confirmado, mas, não se encontra ninguém e enquanto isso o animal está sofrendo", garante, demonstrando preocupação e indignação.

Segundo ela, o animal está com secreção no pulmão e precisa  realizar diversos exames só possíveis de fazer na Estação de Itamaracá. 

Foto: ReproduçãoAnimal precisa ser transferido para Ilha de Itamaracá-PE
Animal precisa ser transferido para Ilha de Itamaracá-PE

"Estamos alimentando ele com leite de soja e suplementos, fazendo testes de natação para diminuir a secreção, aplicando antibióticos, pomadas nos machucados, mas, só isso não é o suficiente para mantê-lo vivo", disse, revelando que ele tem um pouco mais de trinta dias de vida,  mede 1,26 e pesa 27 quilos e está sob os cuidados  da Ilha Ativa,  em parceria com a APA Delta do Parnaíba que trabalham com pesquisas e monitoramento da espécie no litoral.

Liliana explicou ainda que os encalhes acontecem quando os filhotes se desprendem da mãe, devido às fortes correntes marítimas e como, quando bebês não sabem nadar, acabam chegando às praias e precisam de ajuda para  sobreviverem.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar