Demae abre comportas para escoamento da água no centro de Porto Alegre

A medida facilita retorno de águas do Guaíba ao leito natural após maior enchente da história da capital

Por Carlos Sousa,

O Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre (Demae) abriu na tarde desta sexta-feira (17) a comporta número 3, localizada na Avenida Mauá, esquina com a Rua Padre Tomé. A operação durou cerca de uma hora e teve como objetivo escoar a água acumulada no centro histórico da cidade, uma área importante para o comércio, bancos, museus e centros culturais, de volta ao leito natural do Lago Guaíba.

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência BrasilComportas abertas no Centro de Porto Alegre
A decisão foi tomada após uma análise técnica que apontou uma redução de 40 centímetros no volume de água naquele ponto específico. Na manhã desta sexta-feira, o nível do Lago Guaíba estava em 4,69 metros, enquanto a cota de inundação é de 3 metros. O nível recorde do lago foi registrado no dia 6 de maio, quando alcançou a marca histórica de 5,33 metros.

Em nota, o diretor-geral do Demae, Maurício Loss, afirmou que a abertura da comporta facilitará o escoamento da água e permitirá o acesso às casas de bombas 17 e 18, localizadas no centro da cidade, para retomar suas operações.

“Com a diminuição do nível do Guaíba, identificamos uma diferença de 40 cm entre a água da Avenida Mauá em relação ao Cais, por isso conseguimos abrir a comporta e dar maior vazão ao fluxo", explicou Loss.

As comportas foram inicialmente fechadas em 2 de maio para conter o avanço das águas do Lago Guaíba, que já estavam inundando a capital gaúcha. A medida foi necessária devido a falhas no sistema de contenção e de bombeamento pluvial, após as águas avançarem em direção ao centro da cidade. Essa enchente é considerada a maior da história da capital.

A operação de abertura contou com o apoio de um rebocador de navios, da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e das equipes do departamento municipal responsável pelo tratamento de água e esgotos na capital. O Demae informou que continuará monitorando a possibilidade de abrir outras comportas do Guaíba.

Nos pontos onde a água baixou e que estão secos, a Prefeitura de Porto Alegre recolheu 545 toneladas de resíduos diversos, entulhos e lodo, desde segunda-feira (13) até esta sexta-feira. Somando-se às 365 toneladas da semana anterior, foram coletadas 910 toneladas de resíduos. As operações de limpeza continuarão com maior intensidade assim que as águas do Guaíba baixarem completamente no centro da cidade, conforme informou a prefeitura.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar