CS Grãos do Piauí e EFLOPI Jr. plantam mais de 2 mil espécies nativas do Cerrado
Ação na Fazenda Experimental da UFPI faz parte dos compromissos ambientais da Concessionária
Com foco em cuidados com o meio ambiente, a CS Grãos do Piauí, empresa controlada pela CS Infra, em parceria com a Empresa Florestal Júnior da Universidade Federal do Piauí em Bom Jesus (EFLOPI Jr.), realizou o plantio de mais de 2 mil mudas de espécies nativas do Cerrado. A ação ambiental aconteceu na Fazenda Experimental da UFPI e faz parte da política ambiental da Concessionária de garantir o uso sustentável dos serviços ecossistêmicos e a proteção à biodiversidade.

De acordo com Roberto Rorras dos Santos Moura, Coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da CS Grãos do Piauí, o plantio auxilia no sequestro de carbono em uma estimativa de 21,35 toneladas de CO₂/ano, valor que aumentará à medida que as árvores crescem. “Esse valor aumentará à medida que as árvores crescem, podendo atingir até 200 kg de CO₂ por árvore ao longo de 20 anos”, explica.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Segundo Vinícius Guerra, presidente da EFLOPI Jr., a expectativa a médio prazo é recuperar o solo local onde foram plantadas as espécies e, a longo prazo, alcançar a recuperação do ecossistema do Cerrado. “No caso desse projeto, foram plantas nativas do Cerrado e essa ação visa recuperar esse bioma, por isso temos que monitorar todas essas mudas que foram plantadas”, pontua.
A parceria entre a CS Grãos do Piauí e a EFLOPI Jr. reitera a atenção aos pilares e preocupações ambientais da atualidade. A Concessionária investe continuamente em ações de segurança ambiental, como o Programa de Resgate e Afugentamento de Fauna, em parceria com o Hospital Veterinário Universitário de Bom Jesus-PI, demonstrando seu compromisso com a preservação do Cerrado.
Fonte: Ícone Comunicação