Rio Marathaoan atinge cota de alerta e se aproxima do nível de inundação
Nível do rio está em 4,02 metros e previsão indica que pode subir para 4,12 metros
O Rio Marathaoan, localizado em Barras, atingiu a cota de alerta de 3,90 metros, na manhã desta terça-feira, (18), conforme boletim emitido pelo Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba. O nível do rio, que atualmente está em 4,02 metros, pode continuar a subir, com previsão de alcançar 4,12 metros, ficando apenas 8 cm abaixo da cota de inundação.

Essa situação alarmante gera preocupações nas comunidades ribeirinhas que podem ser afetadas por possíveis inundações. A elevação do nível do Marathaoan está associada a intensas precipitações na região de Pedra Branca, onde foram registrados 120 mm de chuva nas últimas 8 horas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A verificação das condições na bacia do rio revelou precipitações de cerca de 66 mm, o que motivou o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) a iniciar a emissão de boletins de alerta. A intenção é informar a população sobre a situação crítica do rio e prepará-los para possíveis ações de emergência.
Além de monitorar o Marathaoan, o boletim traz informações sobre a situação de outros rios na região. A Barragem de Boa Esperança opera com uma defluência de 400 m³/s e um volume útil de 63,79%. Enquanto isso, os níveis do Rio Parnaíba em diversas cidades, como Floriano e Timon, estão abaixo da cota de atenção, indicando uma situação de normalidade. Em Esperantina, o nível do Rio Longá está em 5,46 m, com previsão de aumento para 5,86 m, permanecendo em cota de atenção.
Os alertas emitidos pelo CPRM são parte de um sistema que entra em operação sempre que os níveis dos rios ultrapassam a cota de alerta, sinalizando uma possibilidade elevada de inundação. O CPRM recomenda que os órgãos de salvaguarda mantenham vigilância constante e que a população se mantenha informada sobre a evolução da situação. As atualizações e informações sobre as condições dos rios podem ser acessadas no site do Serviço Geológico Brasileiro (http://www.sgb.gov.br/sace/parnaiba).
Fonte: Com informações SGB