Semarh fiscaliza retirada de 200 toneladas de solo contaminado na BR-343

Contaminação ocorreu após tombamento de caminhão que transportava óleo diesel

Por Dominic Ferreira,

 A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) está realizando a fiscalização da retirada de aproximadamente 200 toneladas de solo contaminado por resíduo de óleo, após um acidente envolvendo um caminhão na BR-343 em Piripiri, que ocorreu na última quarta-feira (02). O veículo que transportava óleo diesel tombou, resultando na contaminação do solo circundante e exigindo uma resposta rápida das autoridades ambientais.

Foto: Reprodução | SemarhCapa

O auditor fiscal ambiental da Semarh, Renato Nogueira, esteve no local para avaliar os impactos da carga derramada. Ele informou que o solo foi diretamente afetado, com uma estimativa de contaminação variando entre 150 a 200 toneladas de terra.

Foto: Reprodução | SemarhCapa

Essas quantidades estão sendo removidas e tratadas de forma ambientalmente adequada, com a promessa de que uma nova vistoria será realizada após a conclusão dos trabalhos de limpeza. O trabalho de raspagem do terreno e reconformação do solo só começou após a transferência do óleo residual para outro tanque e a remoção do caminhão acidentado. Essa fase é crucial para garantir que o solo contaminado possa ser tratado sem a presença de resíduos adicionais que poderiam agravar a situação.

Durante a fiscalização, a equipe da Semarh também constatou que, apesar da proximidade de um curso d’água a cerca de 500 metros do local do acidente, não há indícios de risco de contaminação nas águas. O óleo derramado está confinado e, segundo os especialistas, não apresenta alta capacidade de penetração no solo, o que deve facilitar tanto o processo de remoção quanto a mitigação dos impactos ambientais decorrentes do incidente.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar