OMS declara fim da Emergência Global da Covid-19

A OMS enfatiza que os cuidados devem permanecer

Por Redação do Portal AZ,

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta sexta-feira (05) o fim da Emergência Global da Covid-19. O alerta havia sido emitido em janeiro de 2020, quando o número de casos e mortes começou a crescer rapidamente na China. 

Foto: omsvacina
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, declarou: "É com grande esperança que declaramos que a covid-19 não é mais uma emergência global". 

O comitê de emergência se encontrou pela 15ª vez, na quinta-feira (04), para tratar do assunto e decidiu pela declaração do fim da Emergência Global em Saúde. A partir do início da Emergência Global, em março de 2020, o mundo enfrentou distintas fases da doença, com muitas incertezas, recordes de mortes e desenvolvimento de vacinas. 

Nos últimos três anos, a doença causada pelo vírus Sars-CoV-2 provocou mais de 764 milhões de casos e 20 milhões de mortes em todo o mundo. A alteração do status foi possível graças ao avanço da vacinação massiva. 

As primeiras doses começaram a ser aplicadas em dezembro de 2020 no mundo, mas a aplicação no Brasil começou apenas em janeiro de 2021.

Embora a Emergência Global tenha terminado, o diretor-geral da OMS alerta que o surgimento de novas variantes ainda é uma preocupação. "O pior que qualquer país poderia fazer neste momento é usar essa notícia para baixar a guarda", disse o diretor-geral da OMS. 

A OMS enfatiza que os cuidados devem permanecer e alerta que é importante manter os sistemas de saúde montados e conscientizar a população sobre a importância de se manter protegido contra a Covid-19.

Fonte: OMS

Comente

Pequisar