Parnaíba contará com a primeira unidade pós Covid-19 em centro de reabilitação

O Centro será a primeira unidade a oferecer os serviços em quatro modalidades de reabilitação

Por Fernanda Gil Lustosa com informações da Sesapi,

O secretário de Saúde Florentino Neto visitou, neste sábado (01), as obras do Centro Especializado de Reabilitação (CER), em Parnaíba. O Centro será a primeira unidade no território da Planície Litorânea a oferecer os serviços em quatro modalidades de reabilitação: deficiência física, visual, intelectual e auditiva, com capacidade de atendimento para mais de 60 mil pessoas, decentralizando os serviços e gerando uma maior qualidade na saúde.

Visita em Parnaíba (Foto:Divulgação Sesapi)

“As obras estão finalizadas e estamos no processo de aquisição de equipamentos. O nosso objetivo aqui é ajudar pessoas que contraíram o novo coronavírus, passaram por um longo período de internação e agora necessitam de ajuda para conseguir realizar algumas atividades do dia-a-dia”, explica o secretário.

Entre as sequelas mais comuns estão a deficiência cardio-pulmonar, comprometimento neurológico, amputações e perda de massa magra, podendo causar fraqueza muscular generalizada e que limita a movimentação na hora de andar, comer ou até trocar de roupa, assim como a presença de fadiga e dores crônicas.

Estiveram presentes o deputado estadual Dr. Hélio, o secretário de Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo e o superintendente multiprofissional do Ceir, Anderson Luz.

Visita em Parnaíba (Foto:Divulgação Sesapi)

Cerca de 90% dos pacientes com deficiências que tiveram Covid-19 apresentam comprometimento Cardio pulmonar e 10% comprometimento neurológico e amputação. “Algumas dessas deficiências são temporárias e quando começamos a reabilitação de maneira precoce eles têm muito mais chances de se reabilitar”, diz o superintendente do Ceir, Aderson Luz.

Comente

Pequisar