Cidades Inteligentes: Angical anuncia licitação e Barras fará consulta pública

Projetos serão nas áreas de iluminação pública, de telecomunicações e geração de energia solar fotovoltaica

Por Redação do Portal AZ,

A equipe da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), em conjunto com o Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), apresentou, nessa quinta-feira (13), os estudos de viabilidade da PPP de Cidades Inteligentes em Barras. Na ocasião, o conselho gestor aprovou os estudos e a PPP iniciará o processo licitatório com a abertura da consulta pública.

Cidades Inteligentes: Angical anuncia licitação e Barras fará consulta pública (Foto: reprodução/ Google Maps)

A primeira fase do Programa PPP Piauí Cidades Inteligentes conta com 11 municípios cadastrados. Angical foi o primeiro a receber e aprovar os estudos de viabilidade e já enviou o aviso de licitação para o Diário Oficial e a publicação sairá nesta sexta-feira (14). A sessão de licitação ficou para o dia 16 de fevereiro.

“Barras, neste momento, recebe do Governo do Estado um grande presente. Os primeiros passos da modernização dos serviços públicos que vão atender nossa população com mais qualidade. Estamos começando a inserir bases para ser uma das cidades inteligentes do Brasil”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ananias Araújo, em nome da Prefeitura de Barras.

No projeto consta que a partir da substituição de todas as luminárias por lâmpadas de LED haverá uma redução de gasto com iluminação pública, além de garantir uma valorização do espaço urbano com maior aproveitamento do ambiente noturno, oferecendo mais segurança e integração social.

Além da instalação de internet banda larga em prédios públicos, o projeto prevê a disponibilização de pontos de Wi-Fi livre para a população, visando à democratização do acesso à internet de alta qualidade, bem como a instalação de pontos de videomonitoramento, trazendo mais segurança para o município. As imagens reproduzidas pelas câmeras serão disponibilizadas por meio da rede de telecomunicações para auxiliar as forças de segurança pública na cidade.

“Fico muito feliz de ver os municípios avançarem no uso dessa ferramenta de políticas públicas e novo conceito de gestão mais eficiente, recebendo infraestrutura de qualidade e melhorando a vida da população”, comenta a superintendente da Suparc, Viviane Moura.

Os projeto preveem, ainda, a geração de energia fotovoltaica, por meio de instalação de placas solares nos telhados de prédios públicos, reduzindo o custo com energia do município e garantindo a adoção de uma fonte renovável de energia que possibilita menor geração de gases poluentes no meio ambiente.

“O IPGC retorna a Barras para mais boas notícias. Fizemos uma capacitação aqui no ano passado e com isso elaboramos os estudos e modelagem entregues hoje. O conselho gestor já analisou e aprovou, agora seguimos para a consulta pública e, posteriormente, à licitação desse projeto”, explica Leonardo Santos, diretor do IPGC.

Barras também é uma das cidades que receberá Miniusinas de energia solar por meio da PPP de Energias Limpas do Governo do Estado. Em fevereiro começam as ações de supressão vegetal e as primeiras intervenções das concessionárias.

Comente

Pequisar