Tio de empresário assume autoria da morte de dois adolescentes em Teresina

Dono de restaurante, suspeito do crime, foi solto horas após ser preso

Por Jade Araujo,

O caso da execução dos adolescentes Anael Natan Colins Souza da Silva, de 17 anos, e Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, em novembro do ano passado, ganhou mais um capitulo. De acordo com o Delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Luccy Keiko, o tio do empresário João Paulo, preso sob suspeita de participação, confessou a autoria do crime. No depoimento, o homem assumiu a responsabilidade pela execução dos menores. Além do tio, o primo do empresário também estaria envolvido. 

Luccy Keiko, delegado geral da Polícia Civil (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

- Nós identificamos esse tio, identificamos o primo, identificamos as pessoas que estiveram na casa e tiveram contato com os menores. Esse tio assume a autoria do homicídio. Já é um indivíduo de aproximadamente 60 anos, aparentemente idoso, e diz que realmente matou os menores. Foi ouvido, chorou, foi interrogado e confessou o crime, afirmou o delegado Luccy Keiko que completa "Agora nós vamos checar a versão de cada um porque ele está assumindo a responsabilidade de ter feito só, de ter tomado a decisão sozinho, de ter executado as vítimas. Isso é que deve ser o foco principal agora, saber realmente quem são todos os indivíduos que tiveram a intenção de realmente matar as vítimas".

Na manhã desta terça-feira (25), o empresário João Paulo de Carvalho Gonçalves Rodrigues, de 35 anos, proprietário do Restaurante Potyguar, localizado na zona Leste de Teresina, foi preso sob a suspeita de participação no assassinado dos adolescentes. Horas depois, o empresário foi posto em liberdade. O delegado Luccy Keiko explica o motivo da soltura do suspeito.

- Na verdade a prisão desse indivíduo foi decretada, era um prisão temporária que inicialmente foi denegada pelo poder judiciário, o delegado refez o pedido, pediu a reconsideração e assim nós conseguimos essa prisão temporária. Até ontem nós tinhamos apenas uma suspeita em relação ao carro utilizado no crime, que seria o carro desse empresário que foi apreendido. Após a prisão, esse empresário depois de ser interrogado pela autoridade policial, ele resolveu contar o que teria ocorrido. Ele (João Paulo) narra que na madrugada do dia do crime teria recebido a ligação de um tio cujo a residência fica ligada a uma casa de shows, e esses menores estariam lá dentro, teriam entrado lá por algum motivo. Ele chegou a casa desse tio, chegou lá e já teria os encontrado imobilizados, por um tio e primo, filho desse tio, e nesse momento o tio dele, que estava armado pediu o carro dele que já estava fora de casa para levar os garotos dizendo que ia resolver o assunto. E ele deu o carro. Nesse momento o tio teria levado até o local onde os garotos foram brutalmente executados. 

Anael Natan Colins Souza da Silva, de 17 anos, e Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos (Foto: Reprodução)

O delegado explica que o caso segue em investigação e que novas prisões podem acontecer.

- Quero destacar que o indivíduo tendo sido posto em liberdade ontem, em razão de uma temporária, não significa que não possa ser presa por uma preventiva. E quaisquer outros indivíduos. Esse crime é um crime complexo, de poucas testemunhas ou falta de testemunhas, em razão do horário e local onde as vítimas foram executadas. Então nós ainda temos muito para fazer, principalmente para saber se todos os indivíduos que se encontravam na casa, onde os menores foram apreendidos por esse tio do empresário, foram ou não foram ao local onde eles foram executados. Não aceitamos de plano a versão deles e vamos investigar com cautela para tomar as medidas necessárias, afirma.

Segundo os envolvidos na autoria do crime, a explicação para morte dos adolescentes teria sido uma invasão da casa para cometer delitos. Todas as versões serão investigadas. 

Cronologia do caso

Entenda o caso

Os corpos dos dois adolescentes que estavam desaparecidos desde a madrugada do dia 13 de novembro de 2021, foram encontrados dois dias depois às margens da PI-112, no Povoado Anajás, zona rural Leste de Teresina. Segundo informações do 5º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, os corpos já estavam em estado de decomposição. Anael Natan Colins Souza da Silva e Luian Ribeiro de Oliveira, ambos de 16 anos, foram vistos pela última vez, em um sítio localizado na Ladeira do Uruguai, zona Leste de Teresina. As famílias dos jovens registraram Boletim de Ocorrência sobre o desaparecimento.

Ameaças

Maria da Cruz, mãe de Luian Ribeiro de Oliveira, um dos adolescentes encontrados mortos na PI-112, relatou ainda ao Portal AZ que desde o desaparecimento dos dois jovens as famílias vêm recebendo ameaças de morte.

“Depois que saiu na TV começaram a chegar ameaças no celular dizendo que os meninos estavam devendo drogas e que era pra gente pagar senão iam matar a família. Disseram que estavam devendo 75 reais, mas isso não existe. Eles eram dois meninos bons, não tinham envolvimento com nenhum tipo de crime”, contou.

Comente

Pequisar