Delegado Baretta dá detalhes do motivo do assassinato de Luian e Anael; confira

Adolescentes foram torturados e mortos a tiros; suspeitos estão presos

Por Jade Araujo,

A Polícia Civil segue com as investigações do assassinato dos adolescentes Anael Natan Colins Souza da Silva, de 17 anos, e Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos, em novembro do ano passado. O coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, Baretta, afirmou que os adolescentes teriam entrado no sitio de Francisco das Chagas Sousa e Guilherme de Carvalho Sousa, pai e filho, para acessar uma festa que acontecia próximo ao sitio. O empresário João Paulo, juntos aos dois parentes, teriam torturado e depois assassinado os dois jovens.

Coordenador do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Francisco Costa, Baretta (Foto: Wilson Nanaia / Portal AZ)

"Na realidade o que está materializado no ventre do caderno investigatório é que os rapazes chegaram lá no sitio, onde tinha uma festa, e não tendo dinheiro suficiente, eu acredito, eles preferiram escalar o muro, a parte do muro mais baixa que é justamente o que dá acesso a casa, e lá os cachorros acuaram eles com latido, isso despertou os moradores, e lá eles foram dominados, levados para dentro da propriedade, foram torturados, foram amarrados e depois levados para o local onde foram executados", afirma delegado Baretta.

Com a prisão preventiva dos três envolvidos decretada nessa terça-feira (08), a policia agora terá o prazo de dez dias para encerrar o inquérito que investiga o assassinato dos adolescentes. Dentro desse processo, o delegado afirma que fica clara a intenção dos acusados em cometer o crime.

"Há um chamado a polícia militar, como é frisado, lá a viatura se desloca até o local justamente no momento, no horário, em que os rapazes foram levados e a viatura não encontra nada. Quer dizer, houve realmente a intenção daquelas pessoas em cometerem o crime. O Francisco foi quem iniciou tudo, ele é o homem que poderia ter evitado, participou inclusive do espancamento e da tortura, é a pessoa que tinha dominio do fato. E como se falar que uma pessoa dessas não teve participação? Quem é que tinha habilidade para atirar ali? o João Paulo. Mas isso vai ser tudo bem analisado dentro do inquérito policial", conta.

Anael Natan Colins Souza da Silva, de 17 anos, e Luian Ribeiro de Oliveira, de 16 anos (Foto: Reprodução) 

O delegado ainda detalhou que dentro do cumprimento do mandado de busca  apreensão foi encontrado um registro de arma dentro da caminhonete João Paulo. Agora a policia investiga qual foi a atuação de cada um dos acusados na execução do crime. 

Cronologia do caso

Entenda o caso

Os corpos dos dois adolescentes que estavam desaparecidos desde a madrugada do dia 13 de novembro de 2021, foram encontrados dois dias depois às margens da PI-112, no Povoado Anajás, zona rural Leste de Teresina. Segundo informações do 5º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, os corpos já estavam em estado de decomposição. Anael Natan Colins Souza da Silva e Luian Ribeiro de Oliveira, ambos de 16 anos, foram vistos pela última vez, em um sítio localizado na Ladeira do Uruguai, zona Leste de Teresina. As famílias dos jovens registraram Boletim de Ocorrência sobre o desaparecimento.

Comente

Pequisar