Polícia Civil deflagra operação contra envolvidos em violação de lacre de drogas

Os mandados são cumpridos no Piauí, Maranhão, Mato Grosso Rondônia, Tocantins e Goiás

Por Redação Portal AZ,

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (07) a Operação Efialtes para cumprir 102 mandados contra policiais e outros envolvidos em violações de lacres de drogas na cidade de Cáceres, no Mato Grosso. As ordens judiciais são cumpidas no Piauí, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Tocantins e Goiás.

As investigações iniciaram há aproximadamente 8 meses, depois que a Corregedoria Geral da Polícia Civil do Mato Grosso recebeu a notificação de que drogas apreendidas que seriam incineradas estavam com os lacres das embalagens de perícia violados. Em alguns envelopes parte da droga foi substituída por areia e gesso.

Foto: PC-MTPolícia Civil deflagra operação contra policiais envolvidos em violação de lacres de drogas
Polícia Civil deflagra operação contra policiais envolvidos em violação de lacres de drogas

O restante da droga armazenada também foi verificada. Os policiais identificaram que alguns tabletes se assemelhavam a isopor devido a leveza do peso. Em análise, a equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) confirmou que a droga apreendida, lacrada e armazenada na Delegacia Especializada da Fronteira (Defron) havia sido substituída por tabletes de gesso, areia e isopor.

Envolvidos

No decorrer das investigações também foram identificados três grupos envolvidos no esquema: os policiais e auxiliares que fariam a substituição e subtração das drogas apreendidas; os traficantes compradores e responsáveis pelo transporte; e os responsáveis pela lavagem de dinheiro seja por empresas ou por laranjas.

Cinco policiais civis lotados na 1° Delegacia de Polícia de Cáceres e na Defron foram apontados como envolvidos no esquema.

Rota da droga 

Ainda de acordo com a polícia, os entorpecentes foram enviados para o Piauí, Maranhão e para Uberlândia, no Mato Grosso, sendo usadas empresas laranjas de Tocantins e do Mato Grosso para lavar o dinheiro.

Ordens judiciais

Na operação são cumpridos 39 mandados de prisão preventiva, 59 buscas e apreensões, quatro ordens de suspensão de atividades econômicas de empresas utilizadas para realizar a lavagem de dinheiro, além do bloqueio de valores no montante de R$ 25 milhões, sequestro de 14 veículos e quatro imóveis e o bloqueio de contas bancárias dos investigados.

As ordens judiciais são cumpridas nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Goiás. A operação conta com a participação de mais de 300 policiais civis, sendo 270 da Polícia Civil de Mato Grosso e 30 dos outros estados, no cumprimento dos mandados.

Operação Efialtes

Efialtes é uma referência ao personagem que se tornou célebre por trair a confiança do rei espartano Leônidas, em 480 a.C., ajudando o rei persa Xerxes, inimigo de Esparta, a encontrar um caminho alternativo no desfiladeiro das Termópilas, assim agindo, visando obter vantagem indevida (recompensa). Neste caso, uma analogia aos policiais civis que traíram a confiança que lhes foi depositada pelo Estado, pela sociedade e pela instituição Polícia Civil, para, da mesma forma, obter indevida vantagem econômica.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar