Operação policial recupera uma das armas de ex-vereador assassinado em Jaicós
João Messias da Costa foi assassinado a facadas em julho de 2022 na cidade de Matão, São Paulo
A polícia Civil em parceria com a Polícia Militar cumpriram dois mandados de busca e apreensão para encontrar as armas de fogo do ex-vereador do município de Jaicós, João Messias da Costa, o Messias Porteira, na manhã desta terça-feira (17).
Segundo informações da Polícia, a operação tinha o intuito de encontrar duas armas tipo pistola, calibre 9 milímetros, do ex-vereador do município de Jaicós. que foi assassinado a facadas em julho de 2022 na cidade de Matão, em São Paulo.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

O delegado Miguel Carneiro, titular da 13ª DPC, informou que a polícia tinha o conhecimento de que Messias Porteira tinha duas armas registradas em seu nome e que ambas as armas estavam na cidade de Jaicós nas mãos de terceiros e por isso entraram com o pedido de busca e apreensão na justiça.
“Em um dos endereços, na cidade, nós não encontramos a arma. No outro endereço, na zona rural, a arma também não estava, porém, a pessoa nos indicou onde a arma estava, que seria na casa de uma terceira pessoa. As polícias foram até o endereço indicado, na cidade de Jaicós. Lá, o proprietário da casa autorizou a entrada da polícia e entregou a arma espontaneamente, uma pistola calibre 9 milímetros, municiada com dois carregadores, registrada em nome do vereador.”, relatou.
O homem que estava de posse da arma em depoimento a polícia informou que não sabia estar cometendo um crime.
“Ele afirmou que estava de posse da arma achando que estava legal, por a arma ser registrada, e a pedido de um irmão do vereador. Ele relatou que achava que estava tudo correto, pois a arma era registrada, e que não tinha intenção de usá-la pra nada. Mesmo assim ele foi autuado em flagrante.”, informou o delegado.
A polícia continuará as diligências para encontrar a outra arma de Messias Porteira.
Relembre o caso
O vereador João Messias da Costa, foi atingido por golpes de faca, na cidade de Matão, em São Paulo, onde tem familiares, em junho de 2022.
Gregório, conhecido de Messias, tinha ido cobrar uma dívida do vereador e teria se irritado com conselhos dados por ele o atingindo com uma facada no pescoço.
Na época, João Messias estava em seu primeiro mandato como vereador da cidade de Jaicós.
Fonte: Portal AZ