Polícia Federal deflagra terceira fase da Operação Lesa Pátria
11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão foram cumpridos
A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), a terceira fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas praticados no dia 8 de janeiro que resultaram na invasão e no vandalismo das sedes dos Três Poderes, em Brasília.
De acordo com os investigadores, 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos no Rio de Janeiro (nove de busca e apreensão e um de prisão), em Minas Gerais (quatro de busca e apreensão e dois de prisão), no Paraná (um de busca e apreensão e um de prisão), em Santa Catarina (um de busca e apreensão e um de prisão), no Espírito Santo (oito de busca e apreensão e quatro de prisão) e no Distrito Federal (quatro de busca e apreensão e dois de prisão).
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Golpistas
O Supremo Tribunal Federal (STF) expediu os mandados em resposta às ações de golpistas que “promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos” no Palácio do Planalto, no Congresso Nacional e no STF.
Segundo a Polícia Federal, os investigados cometeram diversos crimes. “Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.
Investigações permanentes
A Polícia Federal, informou ainda que a Operação Lesa Pátria será contínua. “A operação passou a ser “permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas”, esclareceu.
Acrescentou que abriu um canal de denúncias para identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas. As denúncias podem ser enviadas para o e-mail [email protected].
Fonte: Portal AZ