Polícia cumpre mandados em Teresina por corrupção em instituto do DF

Os oito mandados são cumpridos em Teresina, São Paulo e no DF

Por Redação do Portal AZ,

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (09) a Operação  Imprevidentes contra gestores do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal e sócios de uma empresa sediada em São Paulo por práticas de corrupção. São cumpridos oito mandados em Teresina, São Paulo e Distrito Federal.

Foto: PC/DivulgaçãoPolicia Civil deflagra operação depois de suspeita de corrupção no IPREV- DF
Policia Civil deflagra operação depois de suspeita de corrupção no IPREV- DF

Os endereço alvo da operação atingem o Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF), empresas supostamente envolvidas com o órgão e imóveis de investigados. 

As investigações iniciaram em 2021, após suspeita de credenciamento e  destinação de recursos para favorecer uma empresa sediada em São Paulo. A apuração também indicou incompatibilidade entre o padrão de vida e os vencimentos recebidos pelos agentes públicos investigados.

Inicialmente haviam indícios de envolvimento entre servidores do instituto com sócios da empresa, no intuito de favorecer a destinação de recuros aos fundos de investimento.  

Como pagamento, os servidores teriam recebidos vantagens pagas em espécie pelo responsável da empresa. Os alvos são investigados pela suposta prática de corrupção ativa e passiva , lavagem de bens, direitos e valores.

Participaram da operação cerca de 50 policiais da Polícia Civil do Distrito Federal, com apoio operacional de policiais da Gerência de Inteligência da Polícia Civil do Piauí e da Divisão de Investigação de Crimes contra a Administração e Combate à Corrupção e Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores (DPPC), da Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Advogado piauiense seria o alvo das investigações 

O correio Brasiliense publicou, nesta quinta-feira (09), que o advogado piauiense Ney Ferraz seria um dos alvos da operação. 

Leia a matéria

O secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal (Seplad-DF), Ney Ferraz, está entre os alvos da operação Imprevidentes, desencadeada na manhã desta quinta-feira (9/2), pela Delegacia de Repressão à Corrupção vinculada ao Departamento de Combate a Corrupção e ao Crime Organizado (DRCOR/Decor) e pelo Ministério Público (MPDFT). O objetivo é apurar um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro no Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev).

Foto: Reprodução/ Diário do PoderNey Ferraz
Ney Ferraz

São cumpridos oito mandados de busca e apreensão no DF, em São Paulo e em Teresina (PI), incluindo a sede do Iprev, as empresas envolvidas e as residências dos investigados. O Correio apurou que a casa de Ney Ferraz, localizada no Noroeste, também foi alvo de busca e apreensão.

Entre março e outubro de 2022, o advogado Ney Ferraz esteve à frente da presidência do Iprev. Depois, assumiu a Secretaria do Planejamento. O Correio tenta contato com a defesa do investigado.

Fonte: Portal AZ com informações do Metrópoles

Comente

Pequisar