Deputado apresenta emendas que prevê bônus a estudantes e pessoas com limitações
Pessoas com limitações físicas ou mentais necessitam de mais cuidados e suporte financeiro, explica
O deputado Flávio Nogueira (PT/PI) protocolou, na Câmara Federal, proposta de emenda à MP para criar um valor adicional aos estudantes que ingressarem em Universidades Federais e para pessoas entre 7 e 18 anos que tenham limitações físicas e/ou mentais comprovadas.

Ele explica que pessoas com limitações físicas ou mentais necessitam de mais cuidados e suporte financeiro. O texto original da MP não faz diferenciação entre as pessoas dessa faixa etária e estabelece um adicional único, e menor, no valor de R$ 50.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
"Pessoas nessas condições necessitam de um cuidado diferenciado, que, em parte, pode ser garantido com um maior suporte financeiro do Bolsa Família. Assim, defendemos um valor adicional de R$ 150 para cada membro da família que se enquadre nessa situação", explica Flávio Nogueira.
Bônus para bons estudantes
Outra proposta de Flávio Nogueira prevê uma bonificação em dinheiro aos estudantes beneficiários do programa que ingressarem em uma universidade pública. "O objetivo aqui é dar um incentivo a mais aos jovens que apresentam bom desempenho escolar e desejam investir em uma formação acadêmica. A medida também vai reduzir a evasão escolar, que é mais elevada entre os estudantes carentes", comenta o deputado, que é coordenador da bancada piauiense no Congresso Nacional.
Combate à violência doméstica
O parlamentar petista ainda apresentou uma emenda que estabelece a mudança de titularidade na gestão dos recursos do Bolsa Família, quando o administrador do benefício na casa for um genitor que tenha cometido violência doméstica. "Nesse caso, o valor do benefício será transferido para a conta da mãe ou outro tutor de reputação ilibada, caso a mãe seja falecida ou ausente do lar. Infelizmente, inúmeras famílias vivenciam a violência doméstica e, neste cenário, precisamos criar esses mecanismos para que tal feito seja combatido", observa o parlamentar.
Fonte: Portal AZ