SSP intima quase 600 pessoas para explicar celulares oriundos do crime

Os depoimentos começaram a ser colhidos hoje para que as pessoas expliquem a origem dos aparelhos

Por Alana Vargas,

A Secretaria Estadual de Segurança Pública realizou, nesta sexta-feira (28), a intimação de 577 pessoas em Teresina. O objetivo é apreender e recuperar aparelhos celulares provenientes de furtos e roubos na região que possam ter sido comercializados. As pessoas intimadas começaram a ser ouvidas hoje para explicar a origem dos aparelhos.

Foto: PC-PIAs pessoas intimadas começaram a prestar depoimentos nesta sexta-feira
As pessoas intimadas começaram a prestar depoimentos nesta sexta-feira

As equipes de policiais civis iniciaram os depoimentos, que acontecem na sede da Secretaria de Segurança. As pessoas intimadas estão em posse desses aparelhos e são solicitadas a esclarecer e apresentar nota fiscal da compra dos dispositivos. Caso não justifiquem a procedência dos celulares, correm o risco de responder pelo crime de receptação culposa.

Foto: PC-PIQuasse 600 pessoas foram intimadas

De acordo com o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta, a ação visa não só recuperar os celulares roubados, mas também ter um efeito pedagógico e, consequentemente, reduzir a procura por aparelhos de origem duvidosa.

Foto: PC-PIAs pessoas intimadas começaram a prestar depoimentos nesta sexta-feira
A ação visa recuperar os aparelhos e inibir a prática de receptação

O planejamento da ação foi realizado após análise de todos os boletins de ocorrência de roubo e furto de celulares registrados em Teresina, no período de janeiro a fevereiro de 2023. Através do tratamento dos dados, foi possível identificar os atuais possuidores dos aparelhos, que geralmente os adquiriram em locais ou lojas onde se comercializavam aparelhos de origem ilícita.

Fonte: Com informações da SSP-PI

Comente

Pequisar