Piauí está em fase de aquisição de câmeras corporais para uniformes policiais
Inicialmente, os equipamentos devem integrar uniformes do policiamento de trânsito
O secretário de segurança do Piauí, Chico Lucas, informou através do X (antigo Twitter) que o estado está em processo de aquisição de câmeras corporais para integrar os uniformes da polícia. A secretaria avalia diferentes modelos para decidir qual será incorporado ao aparato estadual. Inicialmente, os equipamentos serão destinados ao policiamento de trânsito.
O secretário respondeu a um internauta que questionava a implantação da medida no Piauí.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

A medida segue uma tendência nacional, conforme apontado pelo Monitor da Violência, do G1, que revela que a maioria dos estados brasileiros já adota, testa ou avalia o uso de câmeras operacionais portáteis por suas forças de segurança. Este recurso, acoplado aos uniformes policiais, registra operações, abordagens e atividades de rotina, visando reduzir o uso indevido de força, fortalecer mecanismos de controle e aprimorar a produtividade.

Sete estados, incluindo Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, já incorporam câmeras operacionais portáteis, representando 25% das unidades federativas do país.

São Paulo lidera, com mais de 10 mil equipamentos, abrangendo 52% do efetivo operacional da PM paulista. Entretanto, debates sobre a eficácia desses dispositivos foram levantados recentemente pelo governador Tarcisio Freitas, que ameaçou cortar gastos com a medida, que já haviam sido congelados durante o primeiro semestre de seu governo.
Dez estados, incluindo o Piauí, afirmam que a adoção das câmeras está em andamento, com diferentes estágios, desde a elaboração de editais até testes dos equipamentos. Nove estados estão em estágios anteriores, envolvendo estudos de viabilidade e avaliações sobre a utilização das câmeras. O Maranhão é a única unidade que informou não utilizar e não forneceu detalhes sobre avaliações do uso de câmeras.
O Anuário Brasileiro da Segurança Pública, divulgado em julho de 2023 pelo Fórum Brasileiro da Segurança Pública, apontou que, em quatro dos sete estados que utilizam câmeras corporais, a letalidade policial em 2022 foi abaixo da média nacional, enquanto em três estados foi superior.
Fonte: Portal AZ