Polícias do Piauí e Goiás prendem suspeitos de aplicar golpe do “novo número”

Operação Proteu cumpriu mandados em Timon (MA) e em três cidades de Goiás. As investigações continuam em andamento e novas prisões podem acontecer

Por Rayfran Junior,

A Polícia Civil do Piauí prendeu oito pessoas suspeitas de aplicarem o golpe do "falso parente" nas cidades de Timon (MA), Goiânia (GO), Senador Canedo (GO) e Aparecida de Goiânia (GO). As prisões ocorreram nesta quarta-feira (26), em cumprimento a mandados de busca, apreensão e prisão temporária expedidos pela Justiça do Piauí, no âmbito da Operação Proteu, que investiga crimes de estelionato.

Foto: Divulgação/Polícia Civil do Piauí“Operação Proteu” prende suspeitos de estelionato e associação criminosa no MA, GO
“Operação Proteu” prende suspeitos de estelionato e associação criminosa no MA, GO

Segundo informações da Polícia Civil do Piauí, criminosos utilizavam o golpe do "falso parente", onde se passavam por parentes das vítimas utilizando fotos de perfil no WhatsApp. Fingindo ser um familiar, o golpista entrava em contato informando um novo número de telefone e, posteriormente, solicitava dinheiro emprestado para ser depositado em contas de terceiros, conhecidos como "laranjas".

O delegado Humberto Mácola, coordenador da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), informou que a operação está em andamento e novas prisões podem ser realizadas. "As investigações continuam para que todos os envolvidos na prática criminosa sejam responsabilizados", destacou Mácola.

A operação foi coordenada pela DRCI com apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil do Piauí, em conjunto com a Polícia Civil de Goiás. A Polícia Civil orienta a população a estar atenta a solicitações de dinheiro por parte de amigos e familiares através de aplicativos de mensagens. É aconselhável confirmar o contato através de chamadas de vídeo ou de forma presencial para evitar cair em golpes.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar