Autor de série de assassinatos em Teresina é preso durante velório da esposa
Israel de Assis Damasceno é acusado de comandar crimes na zona Norte da cidade
Israel de Assis Damasceno dos Santos, apontado como integrante da facção criminosa PCC, foi preso, na tarde desta sexta-feira (4), em Teresina, Piauí, após ser acusado de liderar uma série de assassinatos na zona Norte da cidade. Israel foi detido nas proximidades de onde acontecia o velório de sua esposa.
A prisão ocorreu no povoado Soinho e também resultou na apreensão de uma arma de fogo utilizada nas execuções.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“Fomos para o local onde estava acontecendo o velório da Bárbara, uma das vítimas, quando visualizamos um carro suspeito e resolvemos realizar a abordagem que resultou na localização de Israel que estava na companhia de outras quatro pessoas, que também foram conduzidas”, explicou o superintendente Matheus Zanatta.

A prisão de Israel acontece após a morte de sua esposa, Bárbara Teresa Ferreira de Sousa, de 19 anos, que foi assassinada a tiros na noite de quinta-feira (3) enquanto estava grávida de quatro meses. De acordo com a Polícia Civil, Bárbara foi atingida no abdômen e no pescoço, supostamente tornando-se uma vítima colateral em um conflito entre facções.O alvo do ataque era Israel.

Após a morte de Bárbara, Israel rompeu sua tornozeleira eletrônica e, junto com seu irmão, J. V. D. R. S., de 17 anos, e um comparsa identificado como Maciel de Oliveira, partiu em busca de Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, uma adolescente de 16 anos, relacionada a uma organização criminosa rival, o Bonde dos 40. Jennifer foi perseguida e morta a tiros em um supermercado da região.
Durante a perseguição, uma criança de 10 anos também foi ferida de raspão na cabeça e levada ao hospital.
Em seguida, o grupo se dirigiu a uma barbearia, onde quatro pessoas foram baleadas. Entre os feridos estava Gilvan Rodrigues Gomes da Silva, monitorado por tornozeleira eletrônica e alvo de uma operação policial anterior. O ataque resultou em mais um ferido, um jovem chamado Marcos Paulo, que recebeu dois disparos, mas conseguiu fugir.
A situação se agravou ainda mais, na manhã desta sexta-feira (4) com a descoberta do corpo de Eliton Emanuel Patricio dos Santos Alves, filho de Gilvan, de 13 anos, encontrado em um terreno ao lado da barbearia. Ele havia declarado que assumiria as atividades ilícitas do pai após sua prisão.
As investigações continuam, com a polícia realizando a apreensão de outros envolvidos nos homicídios. Um homem, José Igor Rodrigues Ferreira, foi preso sob a acusação de ter assassinado Francisco das Chagas. J. V. D. R. S. e Maciel de Oliveira foram capturados também por sua participação nas execuções.
Israel, por sua vez, já havia sido detido no dia 30 de setembro e liberado no dia 2 de outubro, antes de sua prisão atual.
O delegado Matheus Zanatta, responsável pela operação, está disponível para entrevistas e mais informações sobre o caso devem ser divulgadas à medida que a investigação avança, buscando esclarecer os detalhes dessa série de assassinatos em Teresina.
Confira as matérias relacionas:
- Homem é assassinado a tiros por três criminosos na zona Norte de Teresina
- Morte de jovem grávida na zona Norte foi resultado de guerra entre facções
- SSP realiza operação e prende suspeitos de homicídios na zona norte de Teresina
Fonte: SSP/PI