TSE realizará novo teste de segurança em urnas eletrônicas antes do segundo turn
Fiscalização reforça transparência e autenticidade no sistema de votação eletrônica
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizará neste sábado (26), véspera do segundo turno das eleições municipais de 2024, um novo teste para verificar a integridade e autenticidade dos sistemas das urnas eletrônicas. A ação, que faz parte da Cerimônia de Verificação da Integridade e Autenticidade dos Sistemas Eleitorais, tem como objetivo conferir se o sistema de recepção e totalização de votos não sofreu qualquer modificação, garantindo ainda mais transparência e confiança no processo eleitoral.

A partir das 12h, representantes de entidades credenciadas para a fiscalização eleitoral acompanharão a verificação na sede do TSE, em Brasília. Durante o evento, as instituições poderão confirmar se o sistema que será utilizado no pleito corresponde àquele assinado digitalmente e lacrado no dia 10 de setembro deste ano, etapa que marcou a cerimônia de assinatura digital e lacração dos sistemas eleitorais. Segundo o TSE, o processo busca assegurar a confiabilidade das urnas e demonstrar a proteção contra possíveis interferências externas.
O tribunal destacou a importância da realização periódica de testes e auditorias nas urnas eletrônicas, que são conduzidos em diferentes fases do processo eleitoral e com ampla participação de entidades independentes, acadêmicos e órgãos técnicos. O TSE considera o sistema eleitoral brasileiro como um dos mais seguros do mundo e reforça que as urnas eletrônicas têm passado por melhorias tecnológicas desde a sua introdução, em 1996, sem registro de fraudes que comprometesse o resultado das eleições.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Agência Brasil