FICCO/PI identifica e desarticula rede de lavagem de dinheiro ligada a facções

Operação Tanque foca em núcleo financeiro que oculta e integra lucros do tráfico de droga

Por Dominic Ferreira,

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Piauí (FICCO/PI) deflagrou nesta quarta-feira (26) a Operação Tanque, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro. A operação foi desencadeada em Parnaíba/PI e tem como foco um núcleo financeiro que utilizava diversas contas bancárias em diferentes estados para ocultar e integrar os lucros obtidos com o narcotráfico no mercado nacional.

Foto: Reprodução | Polícia FederalCapa
FICCO

As investigações revelaram um complexo esquema em que os criminosos dissimulavam a origem ilícita dos valores, utilizando uma rede de contas bancárias para movimentar e ocultar os recursos. Para dar cumprimento às medidas judiciais, foram expedidos sete mandados, sendo três de prisão temporária e quatro de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos nas cidades de Teresina/PI, Parnaíba/PI e Timon/MA. As ordens judiciais foram emitidas pela Central de Inquéritos da Justiça Estadual do Piauí, em Parnaíba.

A Operação Tanque é fruto da colaboração entre a FICCO/PI, coordenada pela Polícia Federal, e integrada pela Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal do Piauí e a Secretaria Nacional de Políticas Penais. Embora a operação tenha sido originada em Parnaíba, a FICCO atua em todo o estado, focando no rastreamento de ativos ilícitos, descapitalização de facções criminosas e desmantelamento de seus esquemas financeiros.

A população também é convidada a colaborar com informações sobre facções criminosas e outros crimes, podendo realizar denúncias anônimas através do link: bit.ly/denunciapcphb

Fonte: Polícia Federal

Comente

Pequisar