Polícia Federal afasta da Câmara pessoas ligadas a Tatiana Medeiros
Mandados judiciais são cumpridos em Teresina no dia do julgamento do habeas corpus
A Polícia Federal iniciou a manhã desta segunda-feira (14) cumprindo diversos mandados judiciais de afastamento de funções públicas no âmbito da Operação Escudo Eleitoral. A ação ocorre em Teresina e tem como alvo pessoas ligadas à vereadora Tatiana Medeiros, que foi presa no dia 3 de abril. Os mandados estão sendo executados na Câmara Municipal e visam afastar indivíduos que ocupam cargos relacionados à parlamentar.

Entre os afastados estão o Assessor Especial da Presidência e duas assessorias parlamentares. Além do afastamento, foram determinadas ordens de proibição de acesso às dependências da Câmara Municipal e a restrição de contato com outros servidores. As investigações indicam que a campanha eleitoral de Tatiana Medeiros teria sido financiada com recursos ilícitos provenientes de facções criminosas, além de desvios de recursos públicos destinados a uma instituição não governamental.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O projeto Vamos Juntos, fundado e coordenado por Tatiana, foi alvo de um mandado de busca e apreensão em 2024, durante a primeira fase da Operação Escudo Eleitoral, onde foram apreendidos R$ 100 mil em espécie. A gravidade das acusações e a conexão com facções criminosas levantam sérias preocupações sobre a integridade do processo eleitoral e o uso de recursos ilícitos na política brasileira.
Os mandados de afastamento estão sendo cumpridos no mesmo dia em que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) julga o pedido de habeas corpus da vereadora. A defesa argumenta que não há motivos para a manutenção da prisão preventiva e que Tatiana não tem intenção de fugir do processo. No momento, a vereadora permanece afastada de suas funções e está recolhida à Sala de Estado Maior no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar em Teresina.
Fonte: Polícia Federal