Torcedor é preso por injúria racial contra juiz em jogo amador no Piauí

Homem foi detido após ofender árbitro o chamando de 'macaco' durante partida em Caxingó

Por Dominic Ferreira,

A Polícia Civil do Piauí cumpriu, na quarta-feira (23), um mandado de prisão preventiva contra um homem identificado pelas iniciais E.J.F.S., suspeito de praticar injúria racial durante um jogo de futebol amador no Povoado Carreiras, no município de Caxingó. A detenção foi realizada pela Delegacia de Buriti dos Lopes, após a representação do delegado que presidiu o inquérito policial sobre o caso, que ocorreu no dia 22 de março deste ano.

Foto: Reprodução | Polícia CivilCorpo do texto
Corpo do texto

O crime aconteceu durante uma partida em que o torcedor, insatisfeito com o resultado ao final do primeiro tempo, ofendeu o árbitro da partida. Segundo o delegado Herbster Santos, o homem proferiu gritos de injúria racial no momento em que seu time se preparava para um escanteio. A situação foi registrada por uma filmagem feita por um dos espectadores e presenciada por vários outros torcedores, que expressaram sua indignação diante do ocorrido.

Após a ofensa, o árbitro, que é negro, se aproximou do torcedor para questionar o motivo das palavras ofensivas. O organizador do evento decidiu expulsar E.J.F.S. do local, enquanto o árbitro, visivelmente abalado e em lágrimas, manifestou sua vontade de não continuar a apitar o jogo. Contudo, foi convencido a permanecer, já que não havia outro árbitro disponível para substituí-lo.

Ao ser preso, E.J.F.S. alegou não se lembrar de ter proferido as ofensas, embora admitisse ter dito outras palavras naquele momento. Agora sob custódia, o homem aguardará sua audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça. Esta ocorrência enfatiza a necessidade de medidas contra a intolerância e o racismo, mesmo em eventos amadores, evidenciando a importância de um ambiente de respeito e igualdade no esporte.

Fonte: Polícia Civil

Comente

Pequisar