Rafael Fonteles começa o rateio de cargos do governo entre políticos

Nomes divulgados hoje são exatamente de secretários do atual governo

Por Redação do Portal AZ,

Para quem estava elogiando o secretariado do futuro governo, com pessoas “técnicas”  e longe de indicações políticas, Rafael Fonteles começou o rateio de cargos entre os políticos da sua coligação. 

Foto: DivulgaçãoRafael Fonteles
Rafael Fonteles

E os nomes divulgados nesta segunda-feira são exatamente de secretários do atual governo cujas secretarias eram “obreiras”,  isto é, faziam obras até de calçamento, sem terem função para tal. 

A lista começa com Igor Neri, apadrinhado do deputado Nerinho, que fez calçamento, estradas, em grande parte do estado do Piauí,  na secretaria de Desenvolvimento Econômico. Que, aliás, era a parte que menos cuidava. 

O governador eleito já começa a compensar também o deputado estadual João Madison, nomeando para o DER, Leonardo Sobral. Alguém também irá pensar que Rafael Fonteles estaria abrindo espaço no grupo de comunicação da TV Cidade Verde, pois o jovem diretor é genro do presidente do grupo, Jesus Filho. Pode ser. 

Outro deputado que entra no rateio é Dr. Hélio, atual mandatário da Secretaria de Justiça. Seu sobrinho, o advogado Daniel Oliveira (que já ocupou a Sejus), vai para a Secretaria do Meio Ambiente. Não se tem notícia da espertise dele no setor. 

Foto: DivulgaçãoNovos secretários anunciados
Novos secretários anunciados

Pai e filho 

Os deputados Júlio César (federal) e o filho Georgiano, começam a meter a faca na melancia, ou melhor, a ter suas fatias no governo. Rafael Fonteles acaba de indicar Jonas Moura para a Secretaria de Transportes. 

Jonas Moura está escorado atualmente na “obreira” Secretaria do Agronegócio que nos últimos anos se fartou (e a todos) de dinheiro público, construindo calçamento, pagando shows e outros tipos de eventos em todo o Piauí. Não se tem notícias de qualquer ação no agronegócio.   

O deputado Severo Eulálio e seu pai, o conselheiro Kleber Eulalio já começam a dar suas mordidinhas no bolo governista.  Apadrinham Felipe de Melo Eulálio, atual diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), que será deslocado na próxima gestão para diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento do Piaui (Idepi).   

Mais uma mulher no secretariado. Rafael anunciou a  “gestora pública” Josiene Marques Campelo para a presidência da 
Fundespi (Fundação de Esportes do Piauí). Não se sabe quem a indicou ou se ela seria do time dos “técnicos” e amigos do próximo governador. 

Tem padrinho, sim 

O suplente Warton Lacerda aponta o dedo e diz que Josiane Marques é indicação do deputado Evaldo Gomes.

O Prof. Doutor da UFPI Samuel Pontes do Nascimento (Mestre e Doutor em Direito Público), será o secretário de Estado da Administração e Previdência do Estado do Piauí. Outro do “time” dos amigos do governador ou teria sido indicação do vice-governador eleito Themistocles Filho, segundo fonte petista.

Samuel foi Coordenador do Curso de Direito (2016-2018); Membro do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, por representação docente do CCHL (2017-2019).

Deputados convocados 

O coronel deputado Carlos Augusto, em seu segundo mandato, foi convidado para ser secretário de Justiça, feudo que pertence atualmente ao médico e deputado estadual Dr. Hélio. 

Carlos Augusto no governo garante a convocação de Simone Pereira, primeira suplente, ligada ao deputado federal Júlio César (e aí filho Georgiano)e é, até agora, o sujeito oculto que manda e desmanda na agronegócios. 

O Deputado Flávio Nogueira Júnior será o novo Secretário de Estado de Infraestrutura do Piauí. Ele é médico, mas parece que Rafael Fonteles não vê nisso nenhum obstáculo para ocupar um cargo de técnico, porque Flavinho fez de tudo na Secretaria de Turismo, construindo pontes, passagens molhadas, calçamento, prédios. Menos turismo. 

A Deputada Janainna Marques sai do comando da Infraestrutura  para a Secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado do Piauí.

Os suplentes 

As convocações de Flávio Nogueira e Janaína Marques abrem vagas para os suplentes Walton Lacerda e Oliveira Neto, primeiro e segundo suplentes do PT.

Outros nomes anunciados

Também já foram anunciados os nomes de Chico Lucas para a Secretaria de Segurança (SSP), Washington Bonfim para a Secretaria de Planejamento (Seplan), Regina Sousa para a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasc), Washington Bandeira para a Secretaria de Educação (Seduc), Ellen Gera para a Agência de Tecnologia (Ati), Antonio Luiz para a Secretaria de Saúde (Sesapi), Emílio Júnior para a Secretaria de Fazenda (Sefaz), Marcelo Nolleto para a Secretaria de Governo (Segov), Mussoline Gudes para a Coordenaria de Comunicação (Ccom), Francisco Pierot para a Procuradoria Geral (PGE), Luana Barradas para o Departamento de Trânsito do Piauí (Detran) e Maria Vilani pata a Secretaria das Cidades (Secid).

Fonte: PORTAL AZ

Comente

Pequisar