Wellington Dias assume ministério e diz que vai atualizar CadÚnico
Ex-governador será responsável pelos programas sociais do governo como Bolsa Família
Wellington Dias (PT), novo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, assumiu o cargo na tarde desta segunda-feira (2) em cerimônia na sede do ministério.
O novo ministro será o responsável pelo Cadastro Único, a base de dados dos programas sociais do governo. Atualmente com 90 milhões de pessoas inscritas.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Durante o discurso de posse, Wellington afirmou que o cadastro será atualizado. "Abriremos já neste primeiro momento a atualização do cadastro único para mais segurança e eficiência", afirmou. "Vamos dar oportunidade para quem não preenche requisitos sair voluntariamente."
Será de responsabilidade do ministro também coordenar uma das principais promessas de campanha do governo Lula, o Bolsa Família.
Wellington atuou como um dos articuladores petistas no Congresso pela aprovação da PEC da Transição, que assegurou a continuidade da parcela mensal de R$ 600 do benefício.
Em outro momento, o ministro já afirmou que passará um pente-fino nos beneficiários do programa para identificar fraudes e tentar zerar a fila de espera.
Em 2022, ano eleitoral, foram inseridos milhões de novos cadastros no Auxílio Brasil, programa da gestão Jair Bolsonaro. Um problema identificado pela pasta é relacionado às famílias unipessoais, formadas por apenas uma pessoa.
Há registros de integrantes de uma mesma família que fazem cadastro separadamente, para conseguir um valor maior do auxílio. Isso criou distorções no CadÚnico e dificulta o trabalho do governo na hora de mapear quem realmente necessita do benefício.
O ex-governador informou que a pasta pode usar informações do Censo de 2022 para atualizar a base de dados.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Wellington Dias anuncia piauienses no Ministério do Desenvolvimento Social
Fonte: Portal AZ