Florentino Neto é contra extinção da Funasa, mas não aponta solução

A fundação virou um “balcão de negócios” entre todos os políticos

Por Redação portal AZ,

O deputado federal eleito, Florentino Neto, se posicionou contra a extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele age dentro do corporativismo sindical, pois é funcionário da fundação tanto que em Brasília, se reuniu na manhã desta quarta-feira com dirigentes sindicais e funcionários  para evitar o fim da instituição. 

Foto: Foto: Lucas Sousa / Portal AZFlorentino Neto
Florentino Neto é contra a extinção da FUNASA

A reunião acertou uma defesa junto ao Governo Federal e à bancada petista pedindo a manutenção da Funasa com reestruturação e mudança do modelo de governança, mas isso por si só não resolve, uma vez que a Funasa se transformou no maior balcão de negócios entre os políticos. Tanto que seus dirigentes (nacional e regional) são frutos de indicações de deputados, governadores e senadores. 

Num discurso de político imediatista, defensor do patrimonialismo e sobretudo corporativista, Florentino disse, em matéria distribuída às redações por sua assessoria: 

“A Fundação tem dado ao longo dos anos uma contribuição importante no desenvolvimento de ações de saúde e saneamento. Com uma oxigenada no modelo administrativo, o órgão tem todas as condições de continuar exercendo seu papel original e ajudando na promoção da saúde e bem estar da população”. 

Quando extinção da Funasa é determinada pelo presidente da República que é estatizante e, portanto, usa os órgãos públicos para empregar e fazer moeda de troca, é sinal de que o órgão já não atende as suas reais finalidades. 

A Funasa torrou R$ 3 bilhões no ano passado e estava com orçamento de R$ 2,9 bilhões para este ano para fazer a festa dos políticos de diferentes partidos. 

Mais do mesmo 

O deputado federal Florentino Neto não percebeu ainda é que quem vai lucrar com a extinção da Funasa é o MDB, porque as atribuições do órgão serão divididas entre o Ministério da saúde e o Ministério de cidades, sendo que o segundo, ficará com a maior parte das atribuições.

A distribuição dos cargos ficará nas mãos de Jader Filho do MDB.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar