PT pede intervenção militar em Brasília. Ibaneis Rocha perdeu o comando da PM

A intervenção federal seria nos moldes da intervenção comandada no Rio pelo general Braga Neto

Por Redação do Portal AZ,

A presidente nacional do PT, Gleisy Hofmann, solicitou ao procurador-geral da República que defenda a intervenção militar no Distrito Federal, para, através das Forças Armadas, fazer o controle da situação em Brasília.

Manifestantes invadiram a Esplanada dos Ministérios, com depredações às sedes do Palácio de Planalto, Congresso Nacional e do STF. 

Foto: Portal AZOs manifestantes invadiram também o Palácio do Planalto, chegando inclusive ao ao terceiro andar
Os manifestantes invadiram também o Palácio do Planalto, chegando inclusive ao ao terceiro andar

Para os petistas, a polícia militar, sob comando do governador Ibaneis Rocha, não tem condições de confrontar os manifestantes, que nas contas dos PMs, seriam mais de cinco mil pessoas, praticando violência por onde circulam. 

A intervenção federal solicitada seria nos moldes da intervenção comandada no Rio pelo general Braga Neto, aldraba anos atrás. O governador Ibaneis continuaria no governo, mas as ações militares seria do governo federal.

Foto: Portal AZOs bolsonaristas ignoraram o ministro, invadiram o Congresso e pedem prisão de Lula
Os bolsonaristas ignoraram o ministro, invadiram o Congresso e pedem prisão de Lula

O estranho em tudo é que o secretário da Segurança do Distrito Federal, Anderson Torres, se encontra nos Estados Unidos. A ele o ministro Flávio Dino havia sugerido na sexta-feira que colocasse abForça Nacional em ação, é nada foi feito.

Secretário é exonerado 

O governador Ibaneis Rocha determinou a exoneração do secretário de segurança Pública Anderson Torres. 
Ibaneis informa que colocou todo o efetivo policial nas ruas. Anderson Torres era o ministro da Justiça no governo Bolsonaro. Ele se encontra nos Estados Unidos.

Disse ibaneis em suas redes sociais: 

“Determinei a exoneração do Secretário de Segurança DF, ao mesmo tempo em que coloquei todo o efetivo das forças de segurança nas ruas, com determinação de prender e punir os responsáveis.Também solicitei apoio do governo federal e coloco o GDF à disposição do mesmo.”

Entenda

As afirmações - e ameaças - feitas pelo ministro da Justiça sobre prisões dos “bolsonaristas antidemocráticos” estão sendo tratadas como apenas bravatas, porque ninguém se intimida. Antes mesmo das 15h, deste domingo, um batalhão de manifestantes postou-se não frente do Ministério da Justiça, ocupou a Esplanada dos Ministério e subiu a rampa do Congresso Nacional. 

Eles saíram da frente do QG do Exército gritando pela prisão para Lula e pedindo intervenção militar. 

Em sua página no Twitter, o ministro Flávio Dino postou no sábado: “Além de todas as forças federais disponíveis em Brasilia, e da atuação constitucional do Governo do Distrito Federal, teremos nos próximos dias o auxílio da Força Nacional. Assinei agora Portaria autorizando a atuação, em face de ameaças veiculadas contra a democracia”.

Matéria relacionada:

Bolsonaristas ignoram ministro, invadem Congresso e pedem prisão de Lula

Fonte: PORTAL AZ

Comente

Pequisar