Governo do Piauí inaugura em Piripiri aeródromo que não consta em lista da ANAC
Sem a homologação, uma pista pode ser até inaugurada, mas não pode ser usada
O site oficial do governo do Piauí informa que na manhã deste domingo o governador Rafael Fonteles inaugurou o aeródromo de Piripiri. A obra custou R$ 2,5 milhões. O Portal AZ foi ao site da Agência Nacional de Aviação Civil e verificou que o aeródromo não consta na lista de pistas e sítios aeroportuários homologados pela ANAC.

Sem a homologação, uma pista pode ser até inaugurada, mas não pode ser usada para pousos e decolagens. Essa situação de um aeródromo inaugurado sem que nele pudesse pousar uma aeronave não é nova. Em 23 de setembro do ano passado, o ex-governador Wellington Dias (PT), padrinho político de Rafael Fonteles, chegou de carro a Oeiras para inaugurar o aeródromo da primeira da capital do Piauí.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos


Outro avião registrado é um bimotor turbo hélice King Air, equipamento semelhante ao operado pela Ceará Táxi Aéreo, que é uma empresa que vende serviços de deslocamento aéreo para o governo do estado.

Veja alista aeródromos e aeroportos públicos relacionados pela ANAC, em 10 de setembro de 2021 – o que pode indicar uma desatualização, porque desde então se passaram quatro meses:
Prefeito João Silva Filho (Parnaíba)
Senador Petrônio Portella (Teresina)
Gilbués (terra)
Guadalupe (piçarra)
Bom Jesus (asfalto)
Corrente (terra)
Paulistana (cascalho)
Oeiras (terra)
Picos (asfalto)
Floriano (asfalto)
Fronteiras (asfalto)
São Raimundo Nonato (asfalto)

Homologação de pista é um processo burocrático lento
Uma fonte da Procuradoria-Geral do Estado informou ao Portal AZ que a ausência de aeródromos públicos em lista de pistas homologadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) dá-se por uma peculiaridade da legislação atinente ao setor.
Segundo a fonte, qualquer aeródromo no país deve ser feito como um espaço particular e somente depois disso é formalizado como uma pista de pouso e decolagem pública.
Deu-se essa situação com o aeroporto de São Raimundo Nonato, inaugurado sem a homologação face a essa condição de aeródromo privado. Somente depois de um processo burocrático, que não é nem um pouco ágil, é que se homologa a pista.
O caso deve ser o mesmo de Oeiras, inaugurado sem homologação, e de Piripiri, que sequer consta em lista de aeródromos públicos da ANAC.
Matéria relacionada
Rafael Fonteles inaugura reforma e ampliação do aeródromo de Piripiri
Fonte: Portal AZ