Rafael quer reativar modais de transporte que só fizeram sumir dinheiro público
O governador do Piauí em rodada de empresários e políticos na Fiepi
Em postagem feita na tarde desta segunda-feira no seu perfil no Twitter, o governador Rafael Fonteles disse que apresentou na Federação das Indústrias do Estado do Piauí, “a ideia de um grande projeto de desenvolvimento do nosso Estado, que inclui o anel rodoviário da soja, a retomada da hidrovia do Parnaíba e da ferrovia Teresina-Luís Correia e o Porto de Luís Correia”.
Não há referência sobre o valor do investimento necessário para essas obras que reúnem quatro modais de transporte: rodoviário, ferroviário, hidroviário e marítimo. Também não há menção sobre estudos de viabilidade técnica, econômica e financeira.
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Mas na ausência de estudos sobram iniciativas pouco edificantes e produtivas para o uso dos modais de transporte que agora o governador do Piauí deseja implementar como o que ele chama de “obras que compõem o Intermodal do Parnaíba, que vai integrar o sul e o norte do Piauí e nos possibilitar aproveitar riquezas e potenciais em várias áreas para promover o crescimento econômico e social do nosso Estado.”
A hidrovia do Parnaíba é uma ideia que nunca saiu do papel – a não ser para virar piada, como na construção da “Barca do Sal”, projeto do ex-governador Alberto Silva. A barca fez uma única viagem em 1988 e depois desapareceu.
O porto de Luís Correia, cuja obra do molhe conta mais de 50 anos (é de 1972) é um sumidouro de dinheiro público. A última vez em que milhões sumiram de lá deu-se na gestão do ex-governador Wellington Dias (PT), padrinho político de Rafael Fonteles.

Fonte: Portal AZ